EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA:EMPREENDEDORISMO NA GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4053

Palavras-chave:

Educação empreendedora, Empreendedorismo, Gestão

Resumo

Este artigo teve como estudo a Educação Empreendedora, com o objetivo geral de analisar as linhas teóricas do empreendedorismo na gestão educacional. Especificamente, identificar as características e verificar as influências no desenvolvimento de práticas pedagógicas nas aprendizagens profissionais. O método utilizado foi a abordagem qualitativa de caráter descritivo. Nos procedimentos adotou-se um processo de geração dos dados que abrangeram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O instrumento de investigação baseou-se em consultas a livros, artigos científicos, periódicos e sites de domínio público que abrigam na internet produções acadêmicas on-line, como os bancos de dissertações e monografias. Nos resultados, um ponto de atenção emergiu acerca da criação de equipes pedagógicas como precursoras de conhecimentos básicos e dos princípios norteadores com abrangência em incentivos para qualificação profissional e valorização no mercado de trabalho pelas atuações inovadoras no eixo da criatividade. Na análise e discussão percebeu-se que a maioria dos autores demonstram pensamentos conceituais de empreendedorismos semelhantes, porém com percepções diferenciadas na linha da gestão educacional. Em decorrência disso, conclui-se haver quebra de paradigmas, tanto para o educando em sua aprendizagem, quanto para o sujeito empreendedor.

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Biografia Autor

Priscila Roberta Lage

Servidora pública no Instituto Federal Fluminense. Formada em Administração, pós graduada em gestão pública e mestre em administração. Doutoranda em Ciências da Educação na Universidad Columbia Del Paraguay. 

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Publicado

25/09/2023

Como Citar

Lage, P. R. (2023). EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA:EMPREENDEDORISMO NA GESTÃO EDUCACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494053. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4053