EDUCAÇÃO 5.0: NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4355Palavras-chave:
Aprendizagem. Educação 5.0. Ensino.Resumo
Este estudo tem como propósito trazer à tona os desafios e possibilidades oportunizados a partir do surgimento da Educação 5.0, principalmente no que tange à necessidade de compreender as transformações globais em virtude do processo de evolução das tecnologias digitais e sua inclusão no campo educacional. Nesse sentido, elucida-se que é fundamental que os docentes considerados imigrantes digitais busquem suplantar os desafios apresentados em relação ao uso das tecnologias digitais, uma vez que a sociedade atual requer uma formação adequada, a qual se mostre verdadeiramente capaz de inclui-las no meio educacional, pois alunos digitais, também conhecidos como nativos digitais, já estão acostumados com esses mecanismos, afinal, vivem em um ambiente totalmente virtual, que os tornam capacitados para usá-los com eficácia. Para poder discutir tal temática, a construção deste estudo buscou desenvolver uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, com base nos conceitos apresentados por autores da literatura, objetivando-se, com isso, refletir e analisar os desafios e possibilidades trazidos pela evolução tecnológica para o campo educacional, a qual gerou o surgimento da Educação 5.0, listando-se, neste panorama, as tecnologias educacionais emergentes, que são estratégias e soluções capazes de integrar docentes e alunos, mediante uma trajetória pedagógica que envolva uma aprendizagem criativa e colaborativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: Portal do MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/basenacionalcomumcurricularbncc#:~:text=E%20no%20dia%2022%20de,no%20%C3%A2mbito%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica. Acesso em: 15 set. 2023.
CORTELLA, Mário Sergio; DIMENSTEIN, Gilberto. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa! Campinas: Papirus Editora, 2015.
FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. Educação 5.0: reflexões e perspectivas para sua implementação. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), [S.l.], v. 2, n. 2, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUNIBER - FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA. Aprendizagem: tipos, características e teorias. Barcelona, Espanha: FUNIBER, 2020.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.
MELLO, Cleison de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério, Moura; PETRILLO, Regina Pentagna. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2020.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
OLIVEIRA, Josefa Kelly Cavalcante de; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Epistemologias da gamificação na educação: teorias de aprendizagem em evidência. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, 2020.
PIAGET, Jean. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos/EDUSP, 1974.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, oct. 2001.
RUA, Fábio. Educação 5.0. 1(Video). [S. l.]: Youtube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hwp1lYwH7ss. Acesso em: 15 set. 2023.
SANTOS, Amarildo Enes; OLIVEIRA, Carlos Antônio de; CARVALHO, Elma Nunes de. Educação 5.0: uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto educacional. [S. l.: s. n.], 2019.
SOARES JUNIOR, Nivaldo; BOTELHO, Royna. O pedagogo e suas multifunções na Educação 5.0: uma abordagem teórica. Educação Básica Revista, [S.l.], v. 7, n. 1, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.