EDUCAÇÃO 5.0: NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vanessa Godke Luz Bueno
  • Bruna Alho Marinho
  • José Coutinho da Silva Oliveira
  • Leonardo Lima Lopes
  • Edna Dias Fernandes Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4355

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação 5.0. Ensino.

Resumo

Este estudo tem como propósito trazer à tona os desafios e possibilidades oportunizados a partir do surgimento da Educação 5.0, principalmente no que tange à necessidade de compreender as transformações globais em virtude do processo de evolução das tecnologias digitais e sua inclusão no campo educacional. Nesse sentido, elucida-se que é fundamental que os docentes considerados imigrantes digitais busquem suplantar os desafios apresentados em relação ao uso das tecnologias digitais, uma vez que a sociedade atual requer uma formação adequada, a qual se mostre verdadeiramente capaz de inclui-las no meio educacional, pois alunos digitais, também conhecidos como nativos digitais, já estão acostumados com esses mecanismos, afinal, vivem em um ambiente totalmente virtual, que os tornam capacitados para usá-los com eficácia. Para poder discutir tal temática, a construção deste estudo buscou desenvolver uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, com base nos conceitos apresentados por autores da literatura, objetivando-se, com isso, refletir e analisar os desafios e possibilidades trazidos pela evolução tecnológica para o campo educacional, a qual gerou o surgimento da Educação 5.0, listando-se, neste panorama, as tecnologias educacionais emergentes, que são estratégias e soluções capazes de integrar docentes e alunos, mediante uma trajetória pedagógica que envolva uma aprendizagem criativa e colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Vanessa Godke Luz Bueno

Graduada em Letras. Pós-graduada em Leitura e Produção Textual e Educação Especial. Mestranda em Educação.

Bruna Alho Marinho

Graduada em Matemática. Pós-graduada em Gestão Educacional, Docência em Gestão Pública, Docência em Segurança Pública, Metodologias e Docência em Matemática e Metodologia do Ensino de Matemática e Física. Mestranda em Educação.

José Coutinho da Silva Oliveira

Graduada em Ensino de Ciência com Habilitação em Matemática. Pós-graduado em Ensino da Matemática. Mestrando em Educação.

Leonardo Lima Lopes

Graduado em Matemática. Pós-graduado em Matemática Financeira e Estatística. Mestrando em Educação.

Edna Dias Fernandes Souza

Graduada em Matemática, Artes e Pedagogia. Pós-graduada em Matemática, Psicopedagogia, Neuropedagogia e Educação Especial. Mestranda em Educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: Portal do MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/basenacionalcomumcurricularbncc#:~:text=E%20no%20dia%2022%20de,no%20%C3%A2mbito%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica. Acesso em: 15 set. 2023.

CORTELLA, Mário Sergio; DIMENSTEIN, Gilberto. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa! Campinas: Papirus Editora, 2015.

FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. Educação 5.0: reflexões e perspectivas para sua implementação. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), [S.l.], v. 2, n. 2, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUNIBER - FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA. Aprendizagem: tipos, características e teorias. Barcelona, Espanha: FUNIBER, 2020.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.

MELLO, Cleison de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério, Moura; PETRILLO, Regina Pentagna. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2020.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

OLIVEIRA, Josefa Kelly Cavalcante de; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Epistemologias da gamificação na educação: teorias de aprendizagem em evidência. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, 2020.

PIAGET, Jean. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos/EDUSP, 1974.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, oct. 2001.

RUA, Fábio. Educação 5.0. 1(Video). [S. l.]: Youtube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hwp1lYwH7ss. Acesso em: 15 set. 2023.

SANTOS, Amarildo Enes; OLIVEIRA, Carlos Antônio de; CARVALHO, Elma Nunes de. Educação 5.0: uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto educacional. [S. l.: s. n.], 2019.

SOARES JUNIOR, Nivaldo; BOTELHO, Royna. O pedagogo e suas multifunções na Educação 5.0: uma abordagem teórica. Educação Básica Revista, [S.l.], v. 7, n. 1, 2021.

Downloads

Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Godke Luz Bueno, V., Alho Marinho, B., Coutinho da Silva Oliveira, J., Lima Lopes, L., & Dias Fernandes Souza, E. (2023). EDUCAÇÃO 5.0: NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124355. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4355