UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4993

Palavras-chave:

Formação. Professores. TIC. Ensino

Resumo

A formação de professores na Educação no Ensino Fundamental II e Tecnológica é marcada, historicamente, por lacunas e oportunidades. No entanto, é imprescindível que tenham mudanças e que o professor esteja atualizado para o exercício da função docente. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para garantir uma aprendizagem qualificada no Ensino Fundamental II. A pesquisa foi fundamentada por meio de estudos qualitativos sobre o assunto. Para essa revisão sistemática foram identificados artigos na base de dados escolhidos. Os dados analisados mostram que o conhecimento por parte dos professores acerca das TICs não garante por si a qualificação das práticas por centrarem mais em instrumentos visuais de reprodução do que efetivamente o uso de aplicativos voltados à lógica do aprendizado. A pesquisa evidenciou que embora muito promissora, as estratégias do emprego das TICs ainda precisam ser mais bem trabalhadas enquanto formação docente.

 

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Biografia do Autor

Keila Cristina de Paiva Silva

Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

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Publicado

07/03/2024

Como Citar

de Paiva Silva, K. C., dos Santos Monteiro , R., Fonseca Ferreira , A., Gonçalves Regato dos Santos , M., & Fernandes Pinheiro Catunda, E. (2024). UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534993. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4993