UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4993

Palavras-chave:

Formação. Professores. TIC. Ensino

Resumo

A formação de professores na Educação no Ensino Fundamental II e Tecnológica é marcada, historicamente, por lacunas e oportunidades. No entanto, é imprescindível que tenham mudanças e que o professor esteja atualizado para o exercício da função docente. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para garantir uma aprendizagem qualificada no Ensino Fundamental II. A pesquisa foi fundamentada por meio de estudos qualitativos sobre o assunto. Para essa revisão sistemática foram identificados artigos na base de dados escolhidos. Os dados analisados mostram que o conhecimento por parte dos professores acerca das TICs não garante por si a qualificação das práticas por centrarem mais em instrumentos visuais de reprodução do que efetivamente o uso de aplicativos voltados à lógica do aprendizado. A pesquisa evidenciou que embora muito promissora, as estratégias do emprego das TICs ainda precisam ser mais bem trabalhadas enquanto formação docente.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana.

Referências

ARAÚJO JUNIOR, C. F.; SILVEIRA, I. F. Tablets no Ensino Fundamental e Médio: princípios e aplicações. São Paulo: Terracota, 2014.

BRITO, A. S. Jogos pedagógicos digitais na formação inicial de professores que ensinam matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.

BRITO, A. S.; CALEJON, L. M. C.; RICCI, E. C.; GABRIEL, L. S. Tecnologias digitais móveis: uma tecnologia pouco conhecida entre os professores do ensino fundamental e médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 4, p. 152-167, 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2426

CROMPTON, H. Mobile learning: new approach, new theory. In: BERGE, Z. L.; MUILENBURG, L. Y. (Ed.). Handbook of mobile learning. New York: Taylor & Francis, 2013.

FALCÃO, J. T. R.; REGNIER, J. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio 2000. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.937

FREYSEN, J. M. Learning: an educational perspective. In: ATWELL, J. E.; SAVILL-SMITH, C. (Org.). M-Learn: mobile learning anytime everywhere. London, UK: [s. n.], 2004.

GEDDES, S. Mobile learning in the 21st century: venefit for learners. Knowledge Tree e-journal, 2004. Disponível em: https://olt.qut.edu.au/udf/OLTCONFERENCEPAPERS/gen/static/papers/Cobcroft_ OLT2006_paper.pdf. Acesso em: 1 fev. 2024.

LEHNER, F.; NOSEKABEL, H. The role of mobile devices in e-learning: first experiences with a wireless-learning environment. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON WIRELESS AND MOBILE TECHNOLOGIES IN EDUCATION (IEEE), 2002. Vaxjo, Sweden.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

REIS, Lucena Cariello dos; B.; GALVEZ DE ANDRADE, A. Formação de professores engenheiros atuantes na educação profissional e tecnológica - uma revisão sistemática da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. e524871, 2024. DOI: 10.47820/recima21.v5i2.4871. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/4871. Acesso em: 11 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4871

Downloads

Publicado

07/03/2024

Como Citar

UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e534993. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4993