FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENGENHEIROS ATUANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4871

Palavras-chave:

Ensino de Engenharia, Educação Profissional, Formação de Professores

Resumo

A formação de professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica é marcada, historicamente, por lacunas e oportunidades. No entanto, a adequada formação inicial e continuada de professores é imprescindível para alcançar os objetivos da educação profissional, ademais, as mudanças em curso no mundo do trabalho demandam um professor atualizado e especializado para o exercício da função docente. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura com abordagem quantitativa e qualitativa, de modo a identificar os registros científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais que tratam da formação de professores engenheiros atuantes na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi fundamentada por meio de estudos que possuem qualidade e relevância sobre o assunto. Para essa revisão sistemática foi utilizada a base de dados da Scopus e o tratamento dos dados por meio de planilhas eletrônicas e do software VOSviewer. Após algumas especificações e filtros aplicados, foram identificados seis artigos na base de dados escolhida. Os artigos são relativamente recentes, a partir de 2006, e possuem uma capilaridade de origem, com publicações em quatro países diferentes. Verificou-se que as pesquisas em torno do tema precisam ser expandidas, demonstrando grandes oportunidades de embasamento científico na área de formação de professores engenheiros atuantes na educação profissional e tecnológica.

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Biografia do Autor

  • Brunna Lucena Cariello dos Reis

    Instituto Federal do Pará - IFPA.

  • Alequexandre Galvez de Andrade

    Graduado em Ciências Contábeis, Licenciatura Plena em Matemática, Pós-Graduado em Docência e Performance na Educação a Distância, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Doutor em Administração. Instituto Federal de São Paulo.

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Publicado

02/02/2024

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENGENHEIROS ATUANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524871. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4871