FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENGENHEIROS ATUANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4871

Palavras-chave:

Ensino de Engenharia, Educação Profissional, Formação de Professores

Resumo

A formação de professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica é marcada, historicamente, por lacunas e oportunidades. No entanto, a adequada formação inicial e continuada de professores é imprescindível para alcançar os objetivos da educação profissional, ademais, as mudanças em curso no mundo do trabalho demandam um professor atualizado e especializado para o exercício da função docente. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura com abordagem quantitativa e qualitativa, de modo a identificar os registros científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais que tratam da formação de professores engenheiros atuantes na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa foi fundamentada por meio de estudos que possuem qualidade e relevância sobre o assunto. Para essa revisão sistemática foi utilizada a base de dados da Scopus e o tratamento dos dados por meio de planilhas eletrônicas e do software VOSviewer. Após algumas especificações e filtros aplicados, foram identificados seis artigos na base de dados escolhida. Os artigos são relativamente recentes, a partir de 2006, e possuem uma capilaridade de origem, com publicações em quatro países diferentes. Verificou-se que as pesquisas em torno do tema precisam ser expandidas, demonstrando grandes oportunidades de embasamento científico na área de formação de professores engenheiros atuantes na educação profissional e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Brunna Lucena Cariello dos Reis

Instituto Federal do Pará - IFPA.

Alequexandre Galvez de Andrade

Graduado em Ciências Contábeis, Licenciatura Plena em Matemática, Pós-Graduado em Docência e Performance na Educação a Distância, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Doutor em Administração. Instituto Federal de São Paulo.

Referências

BANDA-MUÑOZ, Fernando; TREVIÑO-CUBERO, Arnulfo; MARTÍNEZ-MORENO, Aldo Raudel. Percepciones de docentes de ingeniería de México sobre componentes personales, profesionales e institucionales que intervienen en su formación. Revista Electrónica Educare, México, v. 25, p. 1-22, 2021. DOI: https://doi.org/10.7440/res64.2018.03. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1941/194169815032/html/. Acesso em: 16 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.25-3.32

BORDIN, Leandro; BAZZO, Walter Antônio. Essa “tal” filosofia: sobre as concepções de tecnologia e seus reflexos no processo formativo em engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, p. 228-249, 2018. DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5728. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5728. Acesso em: 11 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v11n1.5728

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 nov. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 9 nov. 2021.

BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). [Brasília]: Ministério da Educação, 14 jul. 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20e%20tecnol%C3%B3gica,e%20na%20vida%20em%20sociedade.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8 nov. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CEB n° 16, de 5 de outubro de 1999. Trata das diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

CARGNIN-STIELER, Marinez; TEIXEIRA, Marcelo C. M.; ASSUNÇÃO, Edvaldo. Notes on Competencies in Engineering Education. International Journal of Engineering Education, Grã-Bretanha, v. 30, n 6, p. 1669-1679, 2014. Disponível em: https://www.ijee.ie/latestissues/Vol30-6B/15_ijee2942ns.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

DANTAS, Cecília Maria Macedo. Docentes engenheiros e sua preparação Didático-pedagógica. Revista de Ensino de Engenharia, v. 33, n. 2, p. 45-52, 2014. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/246/191. Acesso em: 20 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v33n2p45-52

EICKER, Friedhelm. Teaching and studying technology. Industry & Higher Education, Alemanhã, v. 20, n. 6, p. 421-432, 2006. DOI: 10.5367/000000006779882959. Disponível em: https://journals-sagepub-com.ez366.periodicos.capes.gov.br/doi/10.5367/000000006779882959. Acesso em: 17 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.5367/000000006779882959

GALVÃO, MARIA CRISTIANE BARBOSA E RICARTE, IVAN LUIZ MARQUES. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2020. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 10 nov. /2021. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

KANTONIDOU, M. M. Engineering Education and Engineering Practice: A Student Teacher Perspective. Elektronika ir Elektrotechnika, Grécia, v. 102, n. 6, p. 167-170, 2010. Disponível em: https://eejournal.ktu.lt/index.php/elt/article/view/9385. Acesso: 18 jan. 2022.

NEVES, Renato Martins; LIMA, Rui M.; MESQUITA, Diana. Teacher Competences for Active Learning in Engineering Education. Sustainability, v. 13, n. 16, p. 1-21, 2021. DOI: 10.3390/su13169231. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/16/9231. Acesso 13 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su13169231

PEREIRA, GEORGE AMARAL. A educação profissional e o ensino médio no brasil: meandros, contradições e descaminhos da proposta de integração no Ceará. 2020. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2020.

SAVIANI, DERMEVAL. A nova lei da educação. LDB, limite, trajetória e perspectivas. 12. ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.

ZANROSSO, Crissiê Dossin; COSTA, Luciano Andreatta Carvalho da; KINAST, Éder Julio. Análise da Dimensão Didático-pedagógica no Desempenho de Estudantes de Engenharia Química do Rio Grande do Sul. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 30, p. 555-578, 2018. DOI: 10.22347/2175-2753v10i30.1682. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1682. Acesso em: 19 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v10i30.1682

Publicado

02/02/2024

Como Citar

Lucena Cariello dos Reis, B., & Galvez de Andrade , A. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENGENHEIROS ATUANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524871. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4871