OPTOMETRIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AUTISMO E TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5027

Palavras-chave:

optometria, dislexia, criança, Inclusão. Educação. Autismo. Avanços.

Resumo

O transtorno do défcit de atenção (TDAH) é caracterizado pelo transtorno neuropsiquiátrico com sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Dislexia é um transtorno de aprendizagem que dificulta a leitura e escrita, podendo ser tratada com métodos educacionais específicos, onde o diagnóstico precoce é essencial para oferecer o suporte necessário. O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que diz respeito à comunicação, interação social e comportamento. Optometria é uma área da saúde voltada para avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios visuais e disfunções relacionadas à visão. O desenvolvimento infantil é o processo de crescimento e aquisição de habilidades em crianças, abrangendo áreas como físico, cognitivo, emocional e social. Através de revisão bibliográfica, demonstra-se o papel do optometrista no ambiente multidisciplinar de diagnóstico e conduta do TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evellyn Caroline Teixeira

Graduada em Optica e Optometria (UNICSUL) Especialista em Optometria Comportamental (Alpha).

Rodrigo Trentin Sonoda

Doutorado em Ciências da Saude (UML-FL) Graduado em Tecnologia em Óptica e Optometria - Universidade Braz Cubas(UBC). Especialista em Docência no ensino superior(UNIBF). Estudos de Oftalmologia (UNIBF). Pericia Judicial (IPEMIG)  Terapia Oftalmica (FACUMINAS) NeuroAprendizagem (FSG) MBA em Ergonomia (FI) Quiropraxia (FI) Professor Lato Sensu FAELO/PE e ALPHA/PE. VP e 7a. cadeira da Academia Brasileira da Visão - ABV.

Referências

ALVARADO, G. Los reflejos primitivos em el diagnóstico clínico de neonatos y lactantes. Revista Ciencias Clínicas. N°9, Volume 1. (2009). Disponível em: https://notineuro.files.wordpress.com/2010/02/cc91-03-reflejos-dr-alvarado.

American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IVTR). 5ª edição. Porto Alegre: Artmed, (2014).

BELLATO, A., PERNA., J. Association between ADHD and vision problems. A systematic review and meta-analysis. Molecular Psychiatry. p. 1-13. (2022) doi:10.1136/bmj.71. Acesso: 25/10/2023. DOI: https://doi.org/10.1038/s41380-022-01699-0

CARTWRIGHT, K. Desenvolvimento cognitivo e leitura: A relação da habilidade de classificação múltipla específica da leitura com a compreensão da leitura em crianças do ensino fundamental. J Educ Psicol Apr;94: 56-63. (2002). Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000200010. Acesso: 25/10/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000200010

CARTWRIGHT, K. Insights da neurociência cognitiva: a importância da função executiva para o desenvolvimento e educação precoce da leitura. Início do Educ Dev; Apr;23:24-36. (2012) https://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.

CARVALHO, N., NOVELLI, C. Factors in childhood and adolescence that may influence the auditory processing: A systematic review. Rev.CEFAC. Apr;17(5): 1590-603. (2015). Doi:10.1590/1982-0216201517519014. » https://doi.org/10.1590/1982-0216201517519014. Acesso em 20/10/23. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201517519014

FUERMAIER, A. Perception in attention deficit hyperactivity disorder. (2017). Doi 10.1007/s12402-017-0230-0. Acesso em 20/10/2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s12402-017-0230-0

GARCÍA., B. Novel interactive eye-tracking game for training attention in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Psycatryst V.21, N°. 4, p. 26348. (2019) https://doi.org/10.4088/PCC.19m02428. Acesso em 20/10/2023. DOI: https://doi.org/10.4088/PCC.19m02428

Guellai., B. Effects os screen exposure on young children cognitive development: A review Frontiers in Psychology. v13, 923370. (2022). Doi: 10.3389/fpsyg.2022.923370. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2022.923370/full. Acesso em: 20/10/2023.

JIN., W. Prevalence and contributing factors to attention déficit hyperactivity disorder: A study of five- to-fifteen-year-old children in Zhabei District, Shanghai. Asia- Pacific Psychiatry, 1-8. (2013). Doi: 10.1111/appy.12114. Acesso em 25/10/2023. DOI: https://doi.org/10.1111/appy.12114

KANDEL, E.; SCHWARTZ J.; JESSEL T. Princípios da Neurociência 4° ed. São Paulo: Manole, p. 430-50.(2003). Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0499.pdf.

KANNER., L. Autistic disturbances of affective contact. Nerv Child. Acta Paedopsychiatr 1968;35(4):100-36. Disponível em https://embryo.asu.edu/pages/autistic-disturbances-affective-contact-1943-leo-kanner.

KELLY,.C. O Diagnóstico do TDAH: concepções de professoras de atendimento especializado, outros profissionais da educação e profissionais da saúde. Dissertação. Universidade Federal de São Paulo escola de filosofia, letras e ciências humanas (2013), Guarulhos. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/48312/disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20definitiva.pdf?sequence=1&isAllowed=y

KHATUNA., P. Procesamiento visual en niños georgianos con Trastornos del Neurodesarrollo. (2018). Doi: https://doi.org/10.57819/q48t-j573. Acesso em 20/10/2023.

KNAPP, P. Terapia Cognitivo-Comportamental no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Manual do Terapeuta. Rev. Bras. ter. cogn. N° 4, Vol:1.(2002). Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452002000100008.

LEITÃO,.M. Sintomas de desconforto visual associado a tarefas de perto. Universidade Beira Interior, Covilhã, Portugal, (2021). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.6/11966.

LEITE., F. Desenvolvimento psicomotor de crianças de 4 a 6 anos de escola particular em Lima Campos MA. Dissertação. Universidade de Taubaté Educação Infantil, São Paulo, (2017). Disponível em http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5656.

LINO., L. Optometria na atenção básica: uma proposta de melhoria na qualidade da saúde visual da população. Revista Espaço Acadêmico. N° 79. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/079/79lino.htm.(2007).

NDUKUBA.,A,C. Among Rural Southeastern Nigerian Primary School Children: Prevalence and Psychosocial Factors. Journal of Attention Disorders. (2017). doi:10.1177/1087054714543367. Acesso: 25/10/2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054714543367

NOBRE JN, SANTOS JN. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Rev Cienc Amp Saúde Coletiva. n°26(3):1127-36. (2023). Doi https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.00602019. Acesso: 25/10/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.00602019

PÉREZ., R. D. Efecto de la Terapia Visual Perceptual en niños con Déficit de Atención e Hiperactividad Aguascalientes. (2019). Disponível em: http://hdl.handle.net/11317/1709. Acesso em 20/10/2023.

SEVERA., M. Hiperatividade Infantil: Conceitualização, Avaliação e Tratamento. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente:1ª edição. São Paulo: Editora Santos, p. 401- 433, (2005). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/xD3ksy5kVHLqFVQyGL5jtzz/?format=pdf&lang=pt

SEVERE, J., GREDEN, J., REDDY, P. Consequences of Recurrence of Major Depressive Disorder: Is Stopping Effective Antidepressant Medications Ever Safe?. Focus (Am Psychiatr Publ). Apr;18(2):120-128 (2020). doi: 10.1176/appi.focus.20200008. Acesso 25/10/23. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.focus.20200008

SOUZA., J. Desenvolvimento infantil: Análise de um novo conceito. Revista Latino Americano. N°1, Vol: 23(6). (2015) https://doi.org/10.1590/0104-1169.0462.2654. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0462.2654

ULUCAN., P. Ocular findings in patients with attention deficit and hyperactivity. International Ophthalmology. v. 40, n.11, p. 3105-3113. (2020). https://doi.org/10.1007/s10792-020-01497-z. Acesso em 20/10/2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10792-020-01497-z

ZAMFIR, M. The consumption of virtual environment more than 4 hours/day, in the children between 0-3 years old, can cause a syndrome similar with the autism spectrum disorder. Journal of Romanian Literary Studies. 2018 n.13, p.953-968. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detailWid=742946.

ZWAIGENBAUM., L, BAUMAN.,ML. Early Identification of Autism Spectrum Disorder: Recommendations for Practice and Research Pediatrics. N°.136:S10-40. (2015). doi: 10.1542/peds.2014-3667C. Acesso em 20/10/23. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2014-3667C

Downloads

Publicado

19/03/2024

Como Citar

Caroline Teixeira, E., & Trentin Sonoda, R. . (2024). OPTOMETRIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AUTISMO E TDAH. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535027. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5027