OPTOMETRIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AUTISMO E TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5027

Palavras-chave:

optometria, dislexia, criança, Inclusão. Educação. Autismo. Avanços.

Resumo

O transtorno do défcit de atenção (TDAH) é caracterizado pelo transtorno neuropsiquiátrico com sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Dislexia é um transtorno de aprendizagem que dificulta a leitura e escrita, podendo ser tratada com métodos educacionais específicos, onde o diagnóstico precoce é essencial para oferecer o suporte necessário. O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que diz respeito à comunicação, interação social e comportamento. Optometria é uma área da saúde voltada para avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios visuais e disfunções relacionadas à visão. O desenvolvimento infantil é o processo de crescimento e aquisição de habilidades em crianças, abrangendo áreas como físico, cognitivo, emocional e social. Através de revisão bibliográfica, demonstra-se o papel do optometrista no ambiente multidisciplinar de diagnóstico e conduta do TDAH.

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Biografia do Autor

  • Evellyn Caroline Teixeira

    Graduada em Optica e Optometria (UNICSUL) Especialista em Optometria Comportamental (Alpha).

  • Rodrigo Trentin Sonoda

    Doutorado em Ciências da Saude (UML-FL) Graduado em Tecnologia em Óptica e Optometria - Universidade Braz Cubas(UBC). Especialista em Docência no ensino superior(UNIBF). Estudos de Oftalmologia (UNIBF). Pericia Judicial (IPEMIG)  Terapia Oftalmica (FACUMINAS) NeuroAprendizagem (FSG) MBA em Ergonomia (FI) Quiropraxia (FI) Professor Lato Sensu FAELO/PE e ALPHA/PE. VP e 7a. cadeira da Academia Brasileira da Visão - ABV.

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Publicado

19/03/2024

Como Citar

OPTOMETRIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AUTISMO E TDAH. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535027. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5027