PREPARANDO A TRAJETÓRIA DA INCLUSÃO ESCOLAR: RESTAURANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5397Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Ensino-aprendizagem. Síndrome de Down.Resumo
É essencial direcionar que Síndrome de Down não necessita ser distinguida como uma doença, entretanto sim uma alteração genética que acontece em três períodos: translocação trissomia simples e mosaico. Este trabalho objetiva identificar as principais situações apresentadas por uma pessoa com síndrome, relacionando seu desenvolvimento e seus estímulos, relacionando sua trajetória na Inclusão Escolar e sua importância frente ao processo ensino-aprendizagem aos alunos com síndrome de Down. Desse modo, esta pesquisa descreve sobre o valor no apontamento de probabilidades de técnicas pedagógicas inclusivas, promovendo a equidade e acréscimo da autonomia dos educandos com síndrome de Down. Nessa perspectiva, adotou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva. Os resultados indicaram para a necessidade de aquisições na formação continuada de educadores para a promoção no desenvolvimento das habilidades dos alunos com síndrome de Down. Enfim, os achados sublinham que o intercâmbio entre o setor educacional e a sala de aula fortalecem os procedimentos de inclusão escolar, assim, necessita-se também apoio individualizado e com o grupo educativo para estimular uma socialização, para que apresente uma vida saudável psicologicamente e fisicamente.
Downloads
Referências
FONSECA, Vitor da. Educação especial. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud., v. 97, n. 247, 2016. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3392
GADOTTI, Moacir. O que ler? Leitura: teoria e prática. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
LIMA, Cristina Dias Rocha. Síndrome de Down e as práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MARQUES, Nelzo Ronaldo de Paula Cabral et al. Compreendendo a Trissomia do Cromossomo 21: SINDROME DE DOWN. BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 40, n. 34, p. 1-10, 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
PACHECO, Wellen dos Santos; OLIVEIRA, Marinalva Silva. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com Síndrome de Down: representações sociais de mães e professoras. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1-15, dez. 2011.
SIEGFRIED PUESCHEL (ORG.). Síndrome de Down: guia para pais e educadores. 2. ed. Campinas, SP: Papirus editora, 1995.
SOUTO, Deisiane Oliveira et al. Quais são as barreiras e facilitadores para a participação de pessoas com Síndrome de Down? Uma Revisão de Escopo. Developmental Medicine & Child Neurology, 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/dmcn.15886
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WUO, Andréa Soares. A construção social da Síndrome de Down. Cad. psicopedag., São Paulo, v. 6, n. 11, 2007.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.