PREPARANDO A TRAJETÓRIA DA INCLUSÃO ESCOLAR: RESTAURANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5397

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Ensino-aprendizagem. Síndrome de Down.

Resumo

É essencial direcionar que Síndrome de Down não necessita ser distinguida como uma doença, entretanto sim uma alteração genética que acontece em três períodos: translocação trissomia simples e mosaico. Este trabalho objetiva identificar as principais situações apresentadas por uma pessoa com síndrome, relacionando seu desenvolvimento e seus estímulos, relacionando sua trajetória na Inclusão Escolar e sua importância frente ao processo ensino-aprendizagem aos alunos com síndrome de Down. Desse modo, esta pesquisa descreve sobre o valor no apontamento de probabilidades de técnicas pedagógicas inclusivas, promovendo a equidade e acréscimo da autonomia dos educandos com síndrome de Down. Nessa perspectiva, adotou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva. Os resultados indicaram para a necessidade de aquisições na formação continuada de educadores para a promoção no desenvolvimento das habilidades dos alunos com síndrome de Down. Enfim, os achados sublinham que o intercâmbio entre o setor educacional e a sala de aula fortalecem os procedimentos de inclusão escolar, assim, necessita-se também apoio individualizado e com o grupo educativo para estimular uma socialização, para que apresente uma vida saudável psicologicamente e fisicamente.

 

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Biografia do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Ludmilla Lamartine de Souza

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Maria Andréia Gonçalves

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Layla Daiane de Jesus Malheiros

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Flávia Fabiane Fernandes Senário

    Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino.

  • Rodrigo Brito Sales

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Telma Maria Pires

    Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México).

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Publicado

30/06/2024

Como Citar

PREPARANDO A TRAJETÓRIA DA INCLUSÃO ESCOLAR: RESTAURANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565397. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5397