APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DE MODELOS: UMA PROPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5831Palavras-chave:
modelo hipotético, aprendizagem baseada em problemas, modelosResumo
A formação de professores é fundamental para o progresso de uma nação. O método tradicional de ensino já se revelou inadequado para atender às exigências do mercado de trabalho contemporâneo, enquanto as metodologias ativas incentivam a autonomia e o pensamento crítico. Neste estudo, buscou-se apresentar um método desenvolvido a partir de uma revisão da literatura e de inferências feitas com base nas fontes analisadas. Esse método responde à questão sobre a existência, ou não, de um método científico e, por conseguinte, de um método de ensino aplicável a todos os indivíduos. Inicialmente, foram identificados, com base em diferentes literaturas, os princípios ou parâmetros que regem as interações entre o sujeito, os sistemas e os estímulos que lhes são apresentados. Posteriormente, foi realizada uma reflexão sobre os problemas como geradores de intenções e de pesquisas, além da adoção de modelos que tornam os objetos de estudo mais acessíveis. Por fim, foi proposto um modelo hipotético. Embora a formulação desse modelo seja relevante, é necessário confrontá-lo com a realidade, motivo pelo qual são sugeridas futuras pesquisas para sua validação.
Downloads
Referências
BORGES, M. C. et al. Aprendizagem baseada em problemas. Revista Medicina (Ribeirão Preto) v. 47, n. 3, p. 301-7, 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2898546/mod_folder/content/0/Aprendizado%20baseado%20em%20problemas.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p301-307
CUETO, J. C. Um ano depois, como estão as crianças resgatadas após 40 dias perdidas na Floresta Amazônica. BBC News Brasil, 11 jun. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp44ngv1q2jo. Acesso em: 03 out. 2024
DICIO - DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Parábola. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/parábola/. Acesso em: 02 out. 2024.
DICIO - DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Sistema. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sistema/. Acesso em: 02 out. 2024.
FREZATTI, F. et al. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma solução para aprendizagem na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2018.
KILROY, D. A. Problem based learning. Emerg Med., v. 21, p. 411-413, 2004. doi 10.1136/emj. 2003.012435 DOI: https://doi.org/10.1136/emj.2003.012435
KLEIN, N. A.; AHLERT, E. M. Aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa na educação profissional. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 11, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2398
LEMOS, J. R.; EDSON-CHAVES, B. Morfologia e Anatomia Vegetal: uma abordagem prática. Teresina: EDUFPI, 2022. E-book. ISBN 978-65-5904-158-9.
LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, p. e023141, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 2 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958
MOURÃO, I. A. C. L. História genealógica do conceito de homologia: Uma análise filomemética. 2016. Dissertação (Mestrado em Sistemática) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
NASA. The ‘Face of Mars’. [S. l.]: Nasa, 1976. Disponível em: https://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_567.html. Acesso em: 3 out. 2024.
OLIVEIRA, T. F.; FRIGOTTO, G. As bases da EPT em sua relação com a sociedade brasileira: concepções e práticas em disputa. In: SILVA, C. N. N.; ROSA, D. S. (org.). As Bases Conceituais na EPT. Brasília, DF: Grupo Nova Paideia, 2021. Capítulo 1. p. 14-16. DOI: https://doi.org/10.36732/EditoraNovaPaideia.2021.221
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior [online]. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SQUIRE, L. R. et al. Fundamental Neuroscience. 3. ed. San Diego: Elsevier, 2008.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WARDLE, S. G.; SEYMOUR, K.; TAUBERT, J. Characterizing the response to face pareidolia in human category-selective visual córtex. BioRxiv, 2017. https://doi.org/10.1101/233387 DOI: https://doi.org/10.1101/233387
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.