REFLEXÕES DIRECIONADAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5211

Palavras-chave:

Formação. Professores. Tics. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Estudos têm demonstrado a fragilidade da inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos currículos dos cursos de licenciatura, onde os projetos de curso, matrizes curriculares e disciplinas de práticas de ensino frequentemente não abordam adequadamente essas tecnologias. O presente artigo objetiva analisar ações de formação continuada dos professores com emprego das TICS no ensino-aprendizagem, tanto em nível dos cursos de formação de professores, quanto foco da formação, proporcionando possibilidades em potencializar aos docentes meios inovadores quanto ao uso dessas ferramentas como recursos poderosos para promover uma educação mais inclusiva, participativa e alinhada às demandas da sociedade digital atual, deste modo, a pesquisa é qualitativa e empregou análise bibliográfica para coletar dados. É possível perceber após a análise, que a formação direcionada ao emprego das TICs promove a inclusão do aluno no sistema de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a formação de um profissional traz atividades de estágio que envolvem planejamento, prática e reflexão registrada com base teórica, e são acompanhadas por orientadores docentes do curso de pedagogia com uma visão integral relacionada ao setor educacional com uma sólida formação para o emprego das TICs no ensino-aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Patricia Pereira Silva

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Mônica Silva de Oliveira Effting

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Naira de Carvalho Gonzalez

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Flavia Florentino Souza Antunes

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Cristiane Köning Rezende

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Jovânia Maria de Souza

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

Referências

ALVES, Larissa Roberta et al. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, v. 23, p. e20180366, 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010

BARRETO, R. G.; GUIMARÃES, G. C.; MAGALHÃES, L. K. C.; LEHER, E. M. T. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 31-42, 2006. doi: 10.1590/S1413-24782006000100004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100004

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasilia: Conselho Nacional de Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file. Acesso em: 18 abr. 2024.

CARDOSO, M. J. C.; ALMEIDA, G. D. S.; SILVEIRA, T. C. Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 97-116, 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.97

DE OLIVEIRA, Letícia. A estratégia organizacional na competitividade: um estudo teórico. Revista eletrônica de administração, v. 10, n. 4, 2004.

DIAS-TRINDADE, Sara; FERREIRA, António Gomes. Relação entre formação docente e tecnologias digitais: um estudo na Educação Básica Portuguesa. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 302-317, 2022. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p302-317

FARIA, A. A.; LOPES, L. F. O que e o quem da Ead: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013.

HERNANI, M. C.; VIEIRA, S. D. R. Reflexões sobre os cursos de Formação de Professores no Peru e no Brasil. Educación, v. 29, n. 57, p. 7-26, 2020. DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.202002.001

MORA, J. O processo de modernização das universidades europeias: o desafio da sociedade do conhecimento e da globalização. In: AUDY, J.; COSTA, M. (Orgs). Inovação e empreendedorismo na universidade: Innovation and Entrepreneurialism in the University. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 116-152.

OLIVEIRA, André Luiz. A formação continuada de professores para uso pedagógico de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão por meio de uma comunidade de prática: um estudo de caso em torno do Grupo de Educadores Google. 2018. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES-FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência e Educação, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017. doi: 10.1590/1516-731320170030002. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002

SILVA, Renata Galvão Diniz do Nascimento et al. Critérios de qualidade para formação docente em saúde com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), frente a missão formativa do CEFOPE/RN Rio. 2016. Tese (Doutorado) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.

Downloads

Publicado

04/05/2024

Como Citar

REFLEXÕES DIRECIONADAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO-APRENDIZAGEM. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555211. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5211