OS REFLEXOS DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CENÁRIO ATUAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jane da Fonseca Lopes
  • Juliana Reis Pacheco
  • Silvania Maria Roque
  • Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2668

Palavras-chave:

Conhecimento, Aprendizagem, Tecnologia, Taxonomia de Bloom

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar conceitos sobre como utilizar ferramenta Taxonomia de Bloom como também a integração da aprendizagem colaborativa na sala de aula, visando estabelecer uma reflexão sobre a utilização das Tecnologias na sala de aula com o intuito de ressaltar a importância e a compreensão da inserção para o desenvolvimento de novas habilidades, que possibilitam ao estudante descobrir, explorar e construir conhecimento com o auxílio desses recursos tecnológicos. Os recursos como ferramentas estão se tornando cada vez mais importantes no cenário educacional. Ao incluir estes elementos na educação, se possibilita a expansão do conhecimento ultrapassando os portões da instituição, buscando propor a utilização de meios tecnológicos e propondo aulas dinâmicas. O trabalho objetiva respeitar o alunado em sua individualidade. Obteve-se como método para construção do artigo pesquisas bibliográficas, internet, revistas, artigos e livros relevantes para a sua construção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Jane da Fonseca Lopes

    Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Pós graduada em Educação Matemática pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil e mestranda em Educação pela UNIUB - Porto Rico.

  • Juliana Reis Pacheco

    Graduação em Pedagogia – Centro Universitário Leonardo Da Vinci –UNIASSELVI. Graduada em LETRAS/INGLES – Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI. Pós Graduação em Práticas Interdisciplinares – Centro Universitário Leonardo da Vinci –Uniasselvi. Pós Graduação em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa –Grupo Educacional FAVENI e Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela UNIUB – Porto Rico.

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito

    Formada no CEFAM de Carapicuíba-Centro de Formação para o Magistério; graduada no Curso Normal Superior- Uniararas / Fundação Hermínio Ometto; graduada em Artes Visuais pela FAMOSP- Faculdade Mozarteum de São Paulo; pós graduada em Psicopedagogia Institucional, na área da Educação pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental, na área da Educação pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e Mestranda em Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana – Porto Rico.

Referências

Capra, F. A (1995). teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix.

Ferraz, A. P. D. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, 17, 421-431.

Morris, T. E (2004). Se Aristóteles dirigisse a General Motors? a nova alma das organizações. Trad. Ana Beatriz Rodrigues; Priscilla Martins Celeste. Rio de Janeiro: Elsevier.

Torres, P. L., & Irala, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 61-93.

Downloads

Publicado

15/02/2023

Como Citar

OS REFLEXOS DA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CENÁRIO ATUAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422668. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2668