EXPLORANDO ABORDAGENS INTEGRADAS DE APRENDIZAGEM SISTÊMICA, APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA TOMADA DE DECISÕES EFICIENTES NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Autores

  • Jaúna Medianeira Argenta

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4245

Palavras-chave:

Aprendizagem sistêmica e organizacional, gestão do conhecimento, tomada de decisões.

Resumo

Este artigo enfatiza a integração da aprendizagem sistêmica e organizacional na administração pública para aprimorar a qualidade das decisões. A administração pública enfrenta desafios em constante evolução e, portanto, busca estratégias bem planejadas. A implementação de um sistema integrado de gestão do conhecimento é proposta como uma abordagem eficaz. A aprendizagem sistêmica analisa as interconexões entre áreas, proporcionando uma compreensão profunda das implicações das decisões, enquanto a aprendizagem organizacional se baseia na reflexão de experiências passadas para orientar abordagens futuras. A gestão do conhecimento desempenha um papel crucial para facilitar a acumulação, o armazenamento e o compartilhamento de informações, impulsionando a qualidade das decisões e promovendo a inovação. A hipótese central do estudo sugere que a implementação de um sistema integrado de gestão do conhecimento com base na aprendizagem sistêmica e organizacional pode revolucionar a tomada de decisões na administração pública. Essa abordagem minimiza os efeitos colaterais indesejados e oferece maior controle sobre as ações. O artigo demonstra que a combinação dessas abordagens resulta em decisões mais embasadas, processos eficientes e uma maior capacidade de adaptação e inovação. A contribuição busca melhorias nas práticas da administração pública, evoluindo para o bem-estar da comunidade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaúna Medianeira Argenta

    Fundação Universitária Iberoamericana - Funiber.

Referências

AUBREY, Robert; COHEN, Paulo. A Sabedoria Prática: Habilidades e Estratégias de Vanguarda para Organizações Voltadas à Aprendizagem.Rio de Janeiro. Ediouro, 1995..

Argyris, C.; Schön, DA Aprendizagem Organizacional: Uma Perspectiva da Teoria da Ação. São Paulo: Editora Atlas, 1996.

Drucker, Peter. O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, 2001.

Drucker, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor prática e princípios. Editora Thomson Pioneira, 1986.

Fleury, MTL, & Oliveira Jr., MM. Gestão Estratégica do Conhecimento: Integrando Aprendizagem, Conhecimento e Competências . Editora Atlas,2001

Garvin, David A.. Aprendizagem em Ação – Um Guia para Transformar sua Empresa em uma Learning Organization. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

Garvin, David A. et al. Learning organization: Aprender a aprender. HSM Management, julho – agosto 1998.

Senge, Peter M. A quinta Disciplina. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1990.

Ruas, Roberto Lima; Antonello, Claudia Simone; Boff, Luiz Henrique. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

22/10/2023

Como Citar

EXPLORANDO ABORDAGENS INTEGRADAS DE APRENDIZAGEM SISTÊMICA, APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA TOMADA DE DECISÕES EFICIENTES NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104245. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4245