EDUCAÇÃO 5.0: NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4355Palavras-chave:
Aprendizagem. Educação 5.0. Ensino.Resumo
Este estudo tem como propósito trazer à tona os desafios e possibilidades oportunizados a partir do surgimento da Educação 5.0, principalmente no que tange à necessidade de compreender as transformações globais em virtude do processo de evolução das tecnologias digitais e sua inclusão no campo educacional. Nesse sentido, elucida-se que é fundamental que os docentes considerados imigrantes digitais busquem suplantar os desafios apresentados em relação ao uso das tecnologias digitais, uma vez que a sociedade atual requer uma formação adequada, a qual se mostre verdadeiramente capaz de inclui-las no meio educacional, pois alunos digitais, também conhecidos como nativos digitais, já estão acostumados com esses mecanismos, afinal, vivem em um ambiente totalmente virtual, que os tornam capacitados para usá-los com eficácia. Para poder discutir tal temática, a construção deste estudo buscou desenvolver uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, com base nos conceitos apresentados por autores da literatura, objetivando-se, com isso, refletir e analisar os desafios e possibilidades trazidos pela evolução tecnológica para o campo educacional, a qual gerou o surgimento da Educação 5.0, listando-se, neste panorama, as tecnologias educacionais emergentes, que são estratégias e soluções capazes de integrar docentes e alunos, mediante uma trajetória pedagógica que envolva uma aprendizagem criativa e colaborativa.
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