VALUATION DA MARCA PESSOAL: ESTUDO DE CASO DO EMPRESÁRIO RICARDO BELLINO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1719Palavras-chave:
Marca Pessoal, Valor de Marca, Reputação, Valuation, Brand EquityResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o estudo de caso de valoração da marca pessoal do empresário Ricardo Bellino, por meio do processo de valuation elaborado por um escritório especializado na avaliação de ativos intangíveis. O processo levou em consideração itens como: reputação, valores aportados a negócios, registro de marca, presença digital, brand equity, capacidade de gerar negócios e atrair investidores, entre outros. Desse modo, foi possível calcular um valor estimado de R$ 78 milhões, valor que pode legalmente ser integralizado ao balanço patrimonial da própria empresa. Esse resultado mostra ser imperativo que profissionais adotem o processo de gestão de suas marcas pessoais (personal granding) na gestão de suas carreiras, a fim de potencializarem o sucesso profissional, o alcance de objetivos e os resultados.
Downloads
Referências
AAKER, D. A. On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Edição Kindle. Porto Alegre: Bookman, 2015.
AAKER, D. A. Construindo marcas fortes. Porto Alegre. Bookman, 2007.
ALLAN, L. C. Ricardo Bellino: A minha marca precede a minha empresa. 7 de junho de 2022. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/ricardo-bellino-minha-marca-precede-empresa-luis-claudio-allan/?trackingId=F54KU%2B%2F3TbORaejJKeOgcw%3D%3D. Acesso em: 20 jun. 2022.
DALBERTO, A. Projeção Valuation Marca Bellino. Rio Grande do Sul, Brasil. 2022
EMPREENDA REVISTA. O poder da marca Bellino S/A. Janeiro de 2022. Disponível em: https://empreendarevista.com.br. Acesso em: 25 jun. 2022.
HERINGER, V. Ricardo Bellino, o mentor que vale mais de 100 mil. Revista Exame, 1/10/2020. Disponível em: https://exame.com/academy/ricardo-bellino-o-mentor-que-vale-mais-de-100-mil/. Acesso em: 27 jun. 2022.
KELLER, K. L. Conceptualizing, measuring, and managing customer-based brand equity. Journal of Marketing, v.57, n.1, p.1-22, jan. 1993.
KHEDHER, M. A Brand for Everyone: Guidelines for personal brand managing. Journal of Global Business Issues, v. 9, n. 1, p. 19- 27, 2015.
LEIVA ALARCÓN, J.; PÉREZ CAMPOS, D. Importancia del plan estratégico de comunicaciones en la gestión del posicionamiento de la marca y la reputación corporativa. Revista Avenir, 6(1), 105-121. Colombia. 2022. Disponível em: https://www.fundacionavenir.net/revista/index.php/avenir/article/view/132. Acesso em: 28 jun. 2022.
MATSCHKE, M. J.; BRÖSEL, G.; MATSCHKE, X. Fundamentos da avaliação functional de negócios. Journal of Business Valuation and Economic Loss Analysis, Vol. 5, Article 7. Berkeley Electronic Press, 2010. Disponível em: http://www.bepress.com/jbvela/vol5/iss1/art7.
MONTOYA, P; VANDEHEY, T. A marca chamada você. Crie uma Marca Pessoal de destaque e expanda seus negócios. São Paulo: DVS, 2010.
PETERS, T. Brand Called You, 31/8/1997. Disponível em: https://www.fastcompany.com/28905/brand-called-you. Acesso em: 26 jun. 2022.
SAWICKI, D. P.; STORI, A. T. Reflexões sobre o marketing e marca pessoal no contexto profissional. Brazilian Journal of Business, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 2099-2108, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJB/article/viewFile/33170/27316. Acesso em: 27 jun. 2022.
SILVA, D. P. O Impacto do Personal Branding na Reputação Pessoal. Dissertação (Mestrado em Publicidade e Marketing), Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, 2016.
SHARIQ, M. A Study of Brand Equity Formation in the Fast Moving Consumer Goods Category Jindal. Journal of Business Research 8(1) 36–50, 2019 O.P. Jindal Global University SAGE Publication.
TOMIYA, E. Gestão do valor da marca: como criar e gerenciar marcas valiosas. 2. ed., ver. atualizada. Rio de Janeiro. Ed. Senac Rio, 2010.
VILLAFAÑE, J. La buena reputación. Claves del valor intangible de las empresas. Madrid: Editorial Pirâmide, 2004.
WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs Report 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020/digest. Acesso em: 23 jun. 2022.
ZINKO, R. et al. Toward a Theory of Reputation in Organizations. Research in Personnel and Human Resources Management, 26(07), 2007. p.163–204.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.