REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A ETNOMATEMÁTICA EM TRABALHOS DE DOUTORADO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3826Palavras-chave:
Ensino, Revisão, EtnomatemáticasResumo
O estudo acerca da Etnomatemática se iniciou com Ubiratan D’Ambrósio, na segunda metade do século XX, sendo considerado um grande marco entre as pesquisas na área da Educação Matemática, pois possibilitou uma nova visão sobre os saberes matemáticos, bem como suas aplicabilidades no dia a dia e utilidades no processo de ensino e aprendizado em Matemática. É notório que este tema é bastante investigado por pesquisadores devido sua grande importância para o processo de ensino e aprendizado em Matemática, além de reconhecer que os conhecimentos culturais fazem parte de tal, enfatizando sua importância para a ciência. Diante disso, este trabalho tem como finalidade investigar o conhecimento produzido sobre essa temática ao longo dos últimos 6 anos, objetivando encontrar lacunas e sugestões, bem como direcionar novos trabalhos nessa temática. Tal pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, de modo que dados obtidos para sua realização foram extraídos de plataformas como a BDTD, reservatório da UNESP e na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes, onde pudemos encontrar cerca de 8 teses que, por sua vez, foram analisadas por meio de uma revisão de literatura. Os resultados deste estudo demonstram que ainda existem lacunas nesse tema que precisam ser exploradas. Destacou-se, também, as sugestões dos autores para novos estudos e seus respectivos limites de pesquisa.
Downloads
Referências
CAMPOS, Paulo Policarpo. MATEMÁTICA SOCIOCULTURAL VERSUS MATEMÁTICA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO FUTURO PROFESSOR: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO. Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre, p. 327. 2018.
COSTA, Rodrigo Tadeu Pereira da. Formação inicial de professores e professoras que ensinam Matemática: olhares e movimentos a partir da Etnomatemática. Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. São Paulo, p. 289. 2021.
FONSECA, Adriano. ETNOMATEMÁTICA NA ESCOLA: A QUESTÃO DO SUJEITO. Tese (Doutorado) - o Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 228. 2019.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29. Mai./Jun. 1995
GUERRA, Jesíbias Oliveira Pacheco. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA QUILOMBOLA DE NILÓPOLIS/GO: ENFOQUES E REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Goiânia, p. 130. 2022.
JUSTI, Jeane Cristina. PROGRAMA ETNOMATEMATICA: PONDERAC¸ ´ OES DA PR ˜ ATICA ´ PEDAGOGICA. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ. Pato Branco, p. 148. 2015.
LIMA, Gilmar Berreza de. A MATEMÁTICA APLICADA NA CONFECÇÃO DE ROUPAS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Campina Grande, p. 190. 2019.
MALLMANN, Adriana Vanessa Fell. REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E ETNOMATEMÁTICA: OUTROS MODOS DE ENSINAR E APRENDER. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES. Lageado, p. 170. 2016.
MEIRA, Claudia de Jesus. AS CONCEPÇÕES DE CULTURA NAS TESES DE ETNOMATEMÁTICA: uma presença ausente. Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Niterói, p. 141. 2021.
RIBEIRO, Renato Douglas Gomes Lorenzetto. Aspectos Socioculturais e Políticos na Especialização do Conhecimento do Professor de Matemática: Interfaces entre o Programa Etnomatemática e o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK). Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, p. 230. 2022.
SANTOS, Daniel Matias.; SILVA, Márcio José.; FERREIRA, Samara Almeida. A DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 5, p. e453075, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i5.3075. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3075. Acesso em: 21 jul. 2023.
SANTOS, Daniel Matias et al. REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A TEORIA DE VAN HIELE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 7, p. e473593, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i7.3593. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3593. Acesso em: 21 jul. 2023.
SILVA, Daniel Fernandes da. A Etnomatemática na formação inicial de professores de Matemática: desafios e potencialidades. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 307. 2022.
SILVA, Janice Rubira. Nas profundezas do mar de oportunidades: um estudo etnomatemático. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Pelotas, p. 108. 2014.
SILVA, Maria Aparecida Delfino da. A ETNOMATEMÁTICA EM UMA SALA DA EJA: A EXPERIÊNCIA DO PEDREIRO. Dissertação (Mestrado) - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, p. 217. 2007.
SILVA, Matheus Moreira da. ETNOMATEMÁTICA E RELAÇÕES COMERCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Goiânia, p. 156. 2018.
SILVA, Vanisio Luiz da. A cultura negra na escola pública: uma perspectiva etnomatemática. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 204. 2008.
SOUZA, Valdirene Rosa de. Presença africana na arquitetura e na educação brasileira: uma perspectiva decolonial sob a égide da Etnomatemática. Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Rio Claro, p. 200. 2021.
WEGNER, Alexandre. SABERES MATEMÁTICOS PRODUZIDOS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS. Tese (Doutorado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, p. 440. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.