A DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3075

Palavras-chave:

Cálculo diferencial e integral, Decolonialidade

Resumo

Este trabalho é um artigo que trata da influência do Pensamento Decolonial no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. A temática decolonial no ensino tornou-se um tema muito discutido nos últimos anos e tem ganhado grande relevância devido a sua importância no processo de ensino e aprendizado. Este é um trabalho de cunho qualitativo realizado por meio de uma Revisão de Literatura que objetiva analisar a forma como a Colonialidade se apresenta no processo de ensino e aprendizado em Cálculo, evidenciando, nesse contexto, a ação e a importância do Pensamento Decolonial. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios e demonstraram que a colonialidade é um fato marcante no ensino de Cálculo devido sua origem geográfica, o qual desvaloriza as ideias e conhecimentos produzidos por outros povos. Em contrapartida, o Pensamento Decolonial é o motor que tem quebrado esses paradigmas, valorizado e dado voz aos povos subalternizados que também produzem o conhecimento. Para o alcance dos resultados, a utilização de quadros sínteses foram cruciais para a análise dos dados coletados.

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Biografia do Autor

Daniel Matias Santos

Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Márcio José Silva

Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Samara Almeida Ferreira

Universidade do Estado do Pará - UEPA.

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Publicado

27/05/2023

Como Citar

Matias Santos, D., José Silva, M., & Almeida Ferreira, S. (2023). A DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453075. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3075