ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: NO ENSINO FUNDAMENTAL I – A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS SALAS DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3861

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Licenciatura em Computação, Relato de Experiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência do estágio supervisionado que faz parte do curso de Licenciatura em Computação oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a formação integral do aluno, e relatar suas experiências nas atividades que aconteceram entre julho e agosto de 2022 na Escola Estadual Presidente Kennedy, localizada no município de Coari -AM. O programa de estágio consistiu em três etapas: Observação, onde é possível conhecer a rotina dos funcionários e alunos envolvidos; Coparticipação, momento em que os estagiários podem acompanhar e auxiliar o professor em suas aulas , conhecendo o perfil da turma; e a Regência, período em que, após observar o ambiente escolar e auxiliar o professor na condução das aulas, o estagiário assume o papel de professor e, junto com um professor, passa a ministrar conteúdos selecionados de disciplina e realização de aulas com os alunos como forma de avaliação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Francisco Rayner Barros Batista

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas

  • Arley Silva de Pinho

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Gabriel Natividade da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Luis Eduardo Rocha Mendes

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Daniel do Nascimento Ramos

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Eloir Santos da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 25 jul. 2023.

BRASIL, Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Da definição, classificação e relações de estágio. Brasília – DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 25 jul. 2023.

CASTRO, A. T. K. A.; SALVA, S. Estágio como Espaço de Aprendizagem Profissional da Docência no Curso de Pedagogia. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – IX ANPED SUL. Disponível em: https://docplayer.com.br/1385566-Estagio-como-espaco-de-aprendizagem-profissional-da-docencia-no-curso-de-pedagogia.html. Acesso: 28. jul. 2023.

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese, v. 7, p. e021017, 2021. https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID52. Acesso em: 27. jul. 2023.

MARTINS, Camila; MACEDO, Ricardo Tombesi; SILVEIRA, Sidnei Renato. Quiz EDUC: ferramenta para construção de quiz educacional. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 14, n. 1, p. 106-126, 2021.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

OLIVEIRA, Z. Pires, R. e Honório. (2010) Orientações para estágio de observação, participação e regência. São Paulo: Facitec.

SADOVSKY, Patrícia. Falta fundamentação didática no ensino da Matemática. Nova Escola, São Paulo, 2007.

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093. Acesso: 26 jul. 2023.

SILVA, V., SOUZA, A., & MORAIS, D. (2016). Pensamento computacional no ensino de computação em escolas: Um relato de experiência de estágio em licenciatura em computação em escolas públicas. In Congresso Regional Sobre Tecnologias na Educação (pp. 324-325).

SOUSA, Karolayny Rodrigues Henrique de; MEDEIROS BATISTA de, João Maik; DE LIMA, Nicácio Nascimento. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: e a sua importância na prática docente.

TREZZI, C. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Revista Dialogia, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268. Acesso: 27 jul. 2023.

Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Disponível em: https://cursos2.uea.edu.br/index.php?dest=info&curso=72. Acesso em: 25 de jul de 2023.

Publicado

09/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: NO ENSINO FUNDAMENTAL I – A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS SALAS DE AULA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483861. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3861