POTENCIALIZANDO O ENSINO DE COMPUTAÇÃO PARA AS ALUNAS DO PROJETO “COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES” POR MEIO DA PLATAFORMA DE VIDEOAULAS CODESCRATCH
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4584Palavras-chave:
Plataforma de videoaula. Desenvolvimento. Computação para Mulheres.Resumo
Este presente artigo destaca a criação e implementação da plataforma de videoaulas CodeScratch desenvolvida como parte do projeto “Computação na Escola para Mulheres” realizado pelo Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT), vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Criada para superar as lacunas de conhecimento prévio das alunas em computação, a plataforma foi projetada como um complemento ao ensino presencial, oferecendo suporte e autonomia para revisão e estudo. O objetivo proposto foi alcançado, evidenciado pelo alto nível de satisfação das alunas, expresso através de um aumento notável de interesse e participação em discussões em sala de aula e no grupo de WhatsApp. Além disso, a plataforma contribuiu para estimular as alunas, tornando o aprendizado de computação mais inclusivo e equitativo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 1–18, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 20 out. 2023.
BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434. Acesso em: 20 out. 2023.
CANDIEAS, C. N. B.; CARVALHO, L. H. P. O uso de videoaulas como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem em química. In: Anais[...], 2016, Aracaju. Disponível em: https://file.notion.so/f/f/1fb95ecc-21f3-44b6-9616-1c1d7fc611f5/5ba28f9b-54c5-4f95-9b06e8bf9c013ed3/andradeluizrafael7_SIMEDUC_2016_paper_4_(1).pdf?id=853753d9-65d2-4a94-9eb02b1dfaf46e36&table=block&spaceId=1fb95ecc21f344b696161c1d7fc611f5&expirationTimestamp=1700352000000&signature=Um6y5WX8LGiOGR7jBe1n0WmJiXSY4_qmH0DiEdBFhIg&downloadName=andradeluizrafael%2C%2B7_SIMEDUC_2016_paper_4+%281%29.pdf. Acessado em: 29 out. 2023.
DOTTA, Silvia C.; JORGE, Erica F. C.; PIMENTEL, Edson P.; BRAGA, Juliana C. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. In: Workshop De Informática Na Escola (WIE). Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.21.
GALVÃO, Didi. Vídeos dominam tráfego na internet e representam mais de 80% do consumo mundial. Didi Galvão, 27 jul. 2021. Disponível em: https://www.didigalvao.com.br/videos-dominam-trafego-na-interneterepresentammaisde80doconsumomundial/#:~:text=Uma%20pesquisa%20da%20empresa%20Cisco,crescer%20ainda%20mais%20no%20futuro. Acessado em: 25 out. 2023.
IBGE. Informações atualizadas sobre tecnologias da informação e comunicação. IBGE Educa, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21581-informacoes-atualizadas-sobre-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao.html. Acessado em: 27 out. 2023.
JANEIRO, Roberto Caliani. Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado) – UNESP, São Paulo, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/237032. Acessado em: 17 out. 2023.
MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em EAD. In: joaomattar.com, 2009, São Paulo, Disponível em: http://joaomattar.com/YouTube%20na%20Educação%20o%20uso%20de%20vídeos%20em%20EaD.pdf. Acessado em: 29 out. 2023.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 351–364, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 20 out. 2023.
NUNES, T. S.; TECCHIO, E. L.; FERREIRA, M. H. S.; SOUZA, R. R. de; KLAES, L. S.; LINHARES, J. N. A utilização de vídeo-aulas e videoconferências no aprendizado do estudante na educação a distância. In: VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007, Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/89366. Acessado em 22 out. 2023.
OLIVEIRA, M. A. de; PONTES, V. M. de A. O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47212, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7212. Acesso em: 22 out. 2023.
PAZZINI, Darlin Nalú Avila. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. 2013. TCC (especialização) - UFSM, Santa Maria, RS, 2013, Polo de Panambi. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/729. Acessado em: 29 out. 2023.
PEREIRA JÚNIOR, G. A.; SANTOS, M. A.; BERNARDI, F. A.; FERREIRA, W. D.; SENJU, A. A.; JESUS, T. H. de P.; GULA, E. A. Desenvolvimento de Plataforma Digital para Ensino de Graduação (Caso do ensino de atendimento ao paciente traumatizado). Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 13-23, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p13-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/124078. Acesso em: 17 out. 2023.
RIBEIRO, Marcelo Mariano. Letramento digital. 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008. Disponível em: http://ric-cps.eastus2.cloudapp.azure.com/handle/123456789/1767. Acessado em: 29 out. 2023.
SILVA, José Marcos Da. As contribuições das vídeo aulas na formação do educando.. Anais I CONEDU [...] Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6928. Acesso em: 20/10/2023 19:59
SILVA, José Marcos. As contribuições das vídeo aulas na formação do educando. [S. l.]: Editora Realize, 2014. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2014/Modalidade_4datahora_14_08_2014_08_48_16_idinscrito_3156_d8e34af3b2d24d0584e435838809e060.pdf. Acessado em: 30 out. 2023.
SOUZA, L. H. B.; BARBOSA, L. S. de O. Empoderando alunas do ensino médio através do projeto “computação na escola para mulheres”: uma abordagem de ensino de lógica de programação com o software scratch para fomentar a participação em cursos superiores de computação. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 9, p. e494125, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i9.4125. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/4125. Acesso em: 19 out. 2023.
ZELINSKI, Leonardo S.; LUDKE, Silvia L. A importância de videoaulas na Educação. [S. l.]: IFPR, 2015, Paraná. Disponível em: https://wiki.foz.ifpr.edu.br/wiki/images/3/3d/ArtigoAImportânciadeVideoaulasnaEducação.pdf. Acessado em: 31 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.