IMPACTO DO TRÁFEGO DE MÁQUINAS EM LATOSSOLO SOB PRODUÇÃO DE FENO: TIFTON-85 E JIGGS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6838Palavras-chave:
Resistência Mecânica.Bulbos de Tensão.Manejo de Pastagens.Relação Solo-Máquina.Resumo
O intenso tráfego de máquinas agrícolas e o pastejo animal, especialmente sob alta taxa de lotação, são as principais causas da compactação do solo. Nosso objetivo foi avaliar a resistência mecânica de um LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico sob as forrageiras Tifton-85 e Jiggs, utilizadas para pastejo e produção de feno, com e sem irrigação. Os tratamentos foram: 1) Tifton-85 irrigado, 2) Tifton-85 sequeiro, 3) Jiggs irrigado, 4) Jiggs sequeiro e 5) Mata Nativa. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial (5 tratamentos x 2 camadas x 2 posições), com três repetições. Coletou-se amostras de solo com estrutura preservada e alterada nas camadas de 0-0,05 e 0,05-0,10m, na linha e entrelinha de tráfego das máquinas, para determinar alguns atributos físicos e químicos do solo. A produtividade de matéria seca e a composição nutricional foi avaliada. Dados das máquinas de produção do feno foram utilizados para simular as distribuições de tensão via software TASC. O Latossolo apresentou boa estabilidade a erosão, Índice de Floculação > 60%, e Densidade < 1,55 Mg m-3 e Carbono Orgânico > 5 g kg-1. A maior produtividade e concentração de Fe2+; BO33- e Zn2+ ocorreu no Tifton-85 em sequeiro. Os tratores utilizados nas áreas irrigadas promoveram algum grau de compactação até a profundidade de 0,15 m. Sendo que a enfardadora (< 728 kPa) e calcareadora (< 337 kPa) aumentaram o risco de compactação entre as camadas de 0,20 a 0,40 m. A sistematização das operações mecanizadas mitiga os efeitos da compactação em área total.
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