4º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR: ANÁLISE DE UM PROJETO EDUCACIONAL BEM-SUCEDIDO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6869Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. PMPR. 4º CPM. Educação. Colégio Militar.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da Polícia Militar para o processo educacional, considerando sua atuação nos estabelecimentos de ensino, bem como a realidade específica dos Colégios Militares. Busca-se compreender as dinâmicas que envolvem a interação entre a instituição policial, os docentes e os discentes no contexto educacional. O propósito central é evidenciar que a atuação da Corporação Militar no âmbito educacional tem como principal objetivo contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada caracterizou-se como pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de estudo de caso referente ao 4º CPM, fundamentada em uma abordagem qualitativa de análise. A inserção da Polícia Militar no contexto educacional evidencia o envolvimento ativo de alunos, pais, responsáveis e professores na gestão escolar, demonstrando que as ações desenvolvidas pela Corporação têm como princípio fundamental a busca pela excelência na formação cidadã. O estudante simboliza a sociedade civil, enquanto a Polícia representa a instituição militar. Essa configuração de um ensino de qualidade, aliado à transmissão de valores, constitui uma característica peculiar dos Colégios Militares, os quais têm como finalidade o desenvolvimento de competências, o estímulo ao pensamento crítico e a promoção da aprendizagem contínua do indivíduo.
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