RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MONITORIA DE GRADUAÇÃO EM BANCO DE DADOS, NA UFERSA, CAMPUS ANGICOS EM SEMESTRES REGULAR E EXCEPCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6890

Palavras-chave:

Monitoria, Graduação, Educação Superior

Resumo

A monitoria é um importante instrumento das Instituições de Ensino (IEs) no combate aos insucessos na graduação, despertando crescente interesse pela temática. Este trabalho soma-se à literatura ao relatar uma experiência de aplicação da monitoria em componentes curriculares da área de banco de dados, executada entre julho de 2024 e março de 2025, abrangendo um semestre regular e outro suplementar, em dois cursos de Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Angicos. Como resultado, foi possível obter percepções como: maior participação dos discentes no período próximo às avaliações; baixa participação em encontros remotos durante semestres regulares; dificuldades dos estudantes em participar da monitoria; dificuldade de conciliar as demandas das componentes curriculares com a monitoria; necessidade de diversificar as formas e os locais de atendimento; necessidade de adaptação da monitoria à realidade dos discentes; maior interesse dos alunos por conteúdos específicos; e alta participação na monitoria em semestres excepcionais. Esses resultados contribuem para que as IEs planejem de forma mais eficaz esse importante instrumento de apoio e prevenção ao insucesso na graduação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ywry Scheller Medeiros Galvão

    Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

  • Samara Martins Nascimento Gonçalves

    Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Referências

AMORIM, N. T. L.; DE MOURA, M. M. C.; FILHO, C. de C. C. Monitoria de programação I do curso de engenharia da computação durante o período letivo emergencial. Seminário de Projetos de Ensino, v. 5, n. 1, p. 1–4, 2021.

BARBOSA, I. E. B.; FONSECA, A. R.; SOUZA, F. C.; ANDRADE, E. N. A.; SILVA, C. C. PINHEIRO, B. R.; MAKLOUF, D. C.; PINHEIRO, I. O.; RIBEIRO, M. C. S.; SOUZA, G. G. Monitoria acadêmica de anatomia humana aplicada à enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, v. 9, p. e6183-e6183, 2021. DOI: https://doi.org/10.25248/reaenf.e6183.2021

CARVALHO, I. A.; SANTOS NETO, L. A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência. Braz J Health Review [Internet], v. 4, n. 5, p. 22123-29, 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-310

DA CONCEIÇÃO, E. J.; SANTOS, E. M. S.; CAMELO, J. R. S.; SILVA, P. S.; BEZERRA, A. J. A importância da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de fisioterapia e medicina: Relato de Experiência. In: II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, On-line. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2017. p. 1-9.

DE MESQUITA, G. N.; OLIVEIRA, J. G.; ALVES, A. L. N.; DA SILVA, L. M. S.; DOS SANTOS RIBEIRO, L. H.; DE OLIVEIRA SILVEIRA, T. Métodos de ensino integrados em monitoria de Anatomia e Histologia: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 30, p. e1370-e1370, 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e1370.2019

DE OLIVEIRA, G. C.; DE SOUZA, F. P.; DA SILVA, E. N. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.367

DE SOUSA, M. S.; PENELA, A. S.; DA CONCEIÇÃO CRUZ, L. R.; DE JESUS CUIMAR, K. A.; ALVES, A. B. S.; DA CRUZ, F. T. O.; SAGICA, T. P.; FERREIRA, E. N. A. A monitoria acadêmica como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 6, p. e1662-e1662, 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reac.e1662.2019

FERNANDES, N. C.; CUNHA, R. R.; BRANDÃO, A. F.; DA CUNHA, L. L.; BARBOSA, P. D.; DA SILVA, C. O.; DA SILVA, M. S. A. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiência. Revista Mineira de Enfermagem, v. 19, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150038

FIGUERÊDO, J. S. L.; MACHADO, J. G.; LIMA, S. V.; DA SILVA CERQUEIRA, C. S.; PEREIRA, C. P. A experiência da monitoria de algoritmos e programação em cursos de engenharia na perspectiva dos monitores. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Anais [...]. SBC, 2021. p. 183-192. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14484

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908

GONÇALVES, M. F.; GONÇALVES, A. M.; FIALHO, B. F.; GONÇALVES, I. M. F. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313757, 2020. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3757

HOLANDA, M.; BANDEIRA, I. N.; CASTANHO, C. D.; SOUSA, A. B. de; SILVA, D. da. Programa de monitoria da disciplina de programação introdutória na Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 157–180, 2024. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3329

MARTINS, C. H. L.; ALMEIDA, C. H. S.; LIMA, J. C. Monitoria de habilidades em informática médica em curso de medicina: relato de experiência. Pará Research Medical Journal, v. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.4322/prmj.2020.004

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

NASCIMENTO, M. A. R.; SANTOS, S. M. S.; DA SILVA, T. B.; DE LIMA, E. A.; NASCIMENTO, I. M. A. L.; LIMA, A. D. G. T.; BARBOSA, L. U. Monitoria de educação em saúde no ensino remoto: Um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e29110817337-e29110817337, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17337

NEVES, J. L.; RODRIGUES, R. DE S.; SOUZA, T. N. DE; SILVA, D. O. DA; GARCIA, G. K. DA C. S.; PAIVA, L. F. S. M.; OLIVEIRA, D. F. DA C.; SILVA, V. S. S. DA; GARCIA, M. F. DA S.; STEINHEUSER, G. DE A. A monitoria de ensino e suas contribuições na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 8, p. e10712, 10 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e10712.2022

NOGUEIRA, L. D. S.; DE OLIVEIRA SEGUNDO, Z. M.; ALVES FILHO, S. E.; ARAÚJO, J. N.; DE LIMA, R. W.; MORAIS, C. G. O papel da monitoria acadêmica no processo de ensino e aprendizagem de programação: Um relato de experiência. In: Workshop sobre Educação em Computação. Anais [...]. SBC, 2024. p. 285-296. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2961

SANDAY, B. H.; SILVA, F. T.; MOCELLIN, L. P. Monitoria de metodologia científica: relato de experiência em um componente curricular de saúde coletiva. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 48, p. e053, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.2-2023-0191.ing

SANTOS, G. M.; BATISTA, S. H. S. S. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículum interprofissional em saúde. ABCS Heath Sci, v.40, n.3, p.203-207, 2015. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.796

SCHMITT, M. D.; RIBEIRO, M. C.; ADAMY, E. K.; BRUM, M. L. B.; ZANOTELLI, S. S. Contribuições da monitoria em semiologia e semiotécnica para a formação do enfermeiro: relato de experiência. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013.

SILVA, F. V.; CORDEIRO, J. P. do N.; SILVA, L. L. de O.; PEREIRA, A. S. T.; DUARTE, G. C.; SILVA, E. A. da.; SILVA, L. M. T. da.; LIMA, E. K. de F.; ANJOS, C. S. dos.; ARAÚJO, E. D.; FERREIRA, J. P. de M.; SANTOS, A. A. dos.; CAVALCANTE, M. V. G. R. V.; LEMOS, T. da S. A. de.; SANTOS, M. F. dos.; LIMA, M. B. L.; SANTOS, L. B. L. dos .; BOMFIM, R. dos A.; SILVA, N. I. da.; LIMA, D. C. de O. The importance of remote monitoring in the academic education of nursing students. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e43610313463, 2021.

ZAMPOLO, R. F.; FERREIRA, C. L.; SOARES, L. F. A. Relato de experiências: disciplina de arquitetura e organização de computadores do curso de engenharia da computação da UFPA. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia–COBENGE. Anais [...]. 2022.

Downloads

Publicado

25/10/2025

Como Citar

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MONITORIA DE GRADUAÇÃO EM BANCO DE DADOS, NA UFERSA, CAMPUS ANGICOS EM SEMESTRES REGULAR E EXCEPCIONAL. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6116890. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6890