IMPACTO DO PROJETO “BPTRAN NAS ESCOLAS” NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS COMO AGENTES MULTIPLICADORES DE BOAS PRÁTICAS NO TRÂNSITO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6894Palavras-chave:
agentes multiplicadores, crianças, Educação para o Trânsito, polícia militar, projeto bptran nas escolasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do projeto "BPTran nas Escolas" promovido pela Polícia Militar do Paraná na formação de crianças como agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito. Reconhecendo a crescente relevância da segurança viária frente ao elevado número de sinistros que afetam especialmente a população infantil, a pesquisa envolve uma abordagem qualitativa baseada na percepção de educadores sobre as transformações observadas nos alunos após a participação nas atividades propostas pelo projeto. Os resultados indicam que a iniciativa contribui significativamente para a conscientização das crianças acerca das normas e comportamentos seguros, além de promover uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito. Com a utilização de metodologias interativas e a participação de policiais militares, o projeto não só educa, mas também transforma as crianças em multiplicadoras de valores essenciais para a segurança viária, influenciando positivamente suas famílias e comunidades. Constatam-se, assim, a importância da atuação continuada de educadores de segurança viária e a necessidade de ampliação de programas similares nas escolas, visando um futuro no trânsito mais seguro para todos.
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