AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EJA A DISTÂNCIA: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7011Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Educação de jovens e adultos, Educação a distância, Práticas docentes, Inclusão educacionalResumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade a distância. O estudo analisa as concepções e práticas avaliativas adotadas por docentes, os desafios tecnológicos enfrentados e as possibilidades para a construção de uma avaliação formativa e inclusiva. Os resultados indicam que, apesar dos avanços tecnológicos, prevalecem práticas avaliativas tradicionais e somativas, pouco adequadas às especificidades da EJA. Destacam-se também dificuldades ligadas à formação docente e ao acesso dos estudantes às tecnologias digitais. Por outro lado, experiências inovadoras, como o uso de portfólios digitais e a avaliação reflexiva, apontam caminhos para uma avaliação mais participativa e contextualizada. A pesquisa enfatiza a necessidade de ressignificar o papel do professor e de personalizar as práticas avaliativas para promover a inclusão e o sucesso dos estudantes. Conclui-se que a avaliação na EJA a distância deve ser repensada para atender às demandas sociais e pedagógicas desse público.
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