CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMO AS ESCOLAS BÁSICAS ESTÃO (RE)SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7012Palavras-chave:
Currículo, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, DiversidadeResumo
Este artigo analisa como o currículo das escolas de educação básica no Brasil vem sendo (re)significado diante das demandas da educação inclusiva. A partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, foram investigadas produções acadêmicas e documentos normativos que tratam da relação entre currículo, práticas pedagógicas e inclusão. Os resultados evidenciam que, embora haja diretrizes legais claras que orientam uma prática educativa inclusiva, a implementação no cotidiano escolar encontra resistências relacionadas à cultura institucional, à formação docente insuficiente e à dificuldade de flexibilização curricular. Destaca-se a importância da prática pedagógica colaborativa e reflexiva como caminho para efetivar a inclusão, bem como da escuta ativa e da valorização das diferenças como princípios organizadores do trabalho pedagógico. Conclui-se que a construção de um currículo inclusivo depende de processos coletivos e contínuos.
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