UMA INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS, UTILIZANDO GAMIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7067Palavras-chave:
Algoritmos e estruturas de Dados, Jogos, GamificaçãoResumo
O conhecimento em Algoritmos e Estruturas de Dados (AED) é essencial na formação dos discentes na área de Tecnologia da Informação (TI). No entanto, essa competência curricular pode apresentar altas taxas de reprovação. Assim, este trabalho propõe uma intervenção metodológica para o processo de ensino-aprendizagem de AED, por meio do uso da gamificação e do desenvolvimento de jogos digitais, em que os discentes avançam na disciplina à medida que consomem os conteúdos e, simultaneamente, atuam na criação de jogos digitais. Para avaliar a proposta, aplicou-se um questionário diagnóstico com questões sobre as características gerais dos participantes, suas preferências quanto ao uso da metodologia e a usabilidade da plataforma utilizada para o desenvolvimento dos jogos digitais. Como resultado, identificou-se uma predisposição dos discentes à metodologia e uma dificuldade com a plataforma de desenvolvimento dos jogos, especialmente no que diz respeito à facilidade de aprendizagem do ambiente.
Downloads
Referências
CUNHA, Libia de Souza Boss; CARVALHO, Edione Teixeira de. Tertiary study on gamification in the teaching of Algorithms and Programming. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, p. e396111335543, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35543. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35543
DA SILVA, F. L. A.; DE SOUZA NETO, Z. P.; DE HOLANDA, I. N.; DE SOUSA, R. R. Um relato de experiência do uso de metodologias ativas para o ensino remoto de Estruturas de Dados em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 70453–70491, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n7-292. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-292
DIAS, Maria Luiza Barros. Avaliação das Heurísticas de Nielsen e teste de usabilidade em websites de prefeituras: um estudo quali-quantitativo dos sítios eletrônicos municipais de Portalegre - RN, Martins - RN e Pau dos Ferros - RN. Monografia (Curso de Tecnologia da Informação) — Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2021.
LEITE, Felipe Torres; COUTINHO, Jarbele C. S.; SOUSA, Reudismam Rolim de. An Experience Report About Challenges of Software Engineering as a Second Cycle Course. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (SBES), 34. 2020, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. DOI: https://doi.org/10.1145/3422392.3422487
LOURENÇO, Douglas Fabiano; CARMONA, Elenice Valentim; DE MORAES LOPES, Maria Helena Baena. Tradução e adaptação transcultural da System Usability Scale para o português do Brasil. Aquichan, v. 22, n. 2, p. 8, 2022.
NIELSEN, Jakob. Usability 101: Introduction to usability. [S. l.]: Nielsen Norman Group, 2012. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability/. Acesso em: 22 nov. 2025.
PINHEIRO, Anderson Fernandes; SOUSA, Reudismam Rolim de. Uma revisão sistemática do uso de elementos dos jogos para motivar os estudantes para o aprendizado de programação. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 36612–36636, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n6-267. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-267
SALVADOR, Pétala Tuani Candido de Oliveira; CHIAVONE, Flávia Barreto Tavares; AMARAL, Eliana; FERNANDES, Maria Isabel Domingues; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Avaliação da usabilidade de hipermídia para ensino da sistematização da assistência de enfermagem. Revista Sustinere, v. 9, p. 352-368, 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49359
STEINMETZ, Gustavo; SCHROEDER, Gustavo Lazarotto; FRANCISCO, Rosemary; BARBOSA, Jorge Luís Victória. Gamificando o Ensino de Programação de Computadores: um Mapeamento Sistemático. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 1286-1296. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218524. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218524
TENÓRIO, Josceli Maria; COHRS, Frederico Molina; SDEPANIAN, Vera Lúcia; PISA, Ivan Torres; MARIN, Heimar de Fátima. Desenvolvimento e avaliação de um protocolo eletrônico para atendimento e monitoramento do paciente com doença celíaca. Revista de Informática teórica e aplicada, v. 17, n. 2, p. 210-220, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/2175-2745.12119
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, p. 443-466, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.








