UMA INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS, UTILIZANDO GAMIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Claudio Caueh Oliveira Xavier Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Reudismam Rolim de Sousa Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Samara Martins Nascimento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7067

Palavras-chave:

Algoritmos e estruturas de Dados, Jogos, Gamificação

Resumo

O conhecimento em Algoritmos e Estruturas de Dados (AED) é essencial na formação dos discentes na área de Tecnologia da Informação (TI). No entanto, essa competência curricular pode apresentar altas taxas de reprovação. Assim, este trabalho propõe uma intervenção metodológica para o processo de ensino-aprendizagem de AED, por meio do uso da gamificação e do desenvolvimento de jogos digitais, em que os discentes avançam na disciplina à medida que consomem os conteúdos e, simultaneamente, atuam na criação de jogos digitais. Para avaliar a proposta, aplicou-se um questionário diagnóstico com questões sobre as características gerais dos participantes, suas preferências quanto ao uso da metodologia e a usabilidade da plataforma utilizada para o desenvolvimento dos jogos digitais. Como resultado, identificou-se uma predisposição dos discentes à metodologia e uma dificuldade com a plataforma de desenvolvimento dos jogos, especialmente no que diz respeito à facilidade de aprendizagem do ambiente.

 

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Biografias do Autor

  • Claudio Caueh Oliveira Xavier, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 

  • Reudismam Rolim de Sousa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

  • Samara Martins Nascimento Gonçalves

    Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Angicos-RN

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Publicado

04/12/2025

Como Citar

UMA INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS, UTILIZANDO GAMIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(12), e6127067. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7067