O PARADOXO DO CRÉDITO CONSIGNADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE ENTRE A FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O SUPERENDIVIDAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6772

Palavras-chave:

Crédito consignado. Educação financeira. Superendividamento. Desinformação. CLT.

Resumo

O crédito consignado, com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício, é amplamente utilizado no Brasil por suas taxas de juros mais baixas. Contudo, seu uso indiscriminado tem contribuído para o superendividamento, especialmente entre aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada. Muitos tomadores desconhecem os termos contratuais e utilizam o crédito para quitar outras dívidas, agravando sua situação financeira. Este artigo analisa os impactos sociais e econômicos dessa modalidade, destacando a necessidade de políticas públicas e maior orientação financeira. A metodologia baseia-se em análise documental e revisão de literatura conforme normas da ABNT.

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Biografia do Autor

  • Reinaldo Aparecido Domingos

    PhD pela Florida Christian University (FCU) com teses sobre Educação Financeira e Educação Empreendedora embasadas na Metodologia DSOP e reconhecidos no Brasil em 2020 pela Universidade da Amazônia UNAMA.

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Publicado

02/10/2025

Como Citar

O PARADOXO DO CRÉDITO CONSIGNADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE ENTRE A FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O SUPERENDIVIDAMENTO. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(10), e6106772. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6772