O PAPEL MULTIFACETADO DA IMAGEM NA MARCA PESSOAL DE LÍDERES: UMA PERSPECTIVA DA COGNIÇÃO INDUMENTÁRIA, DA PSICOLOGIA DAS DECISÕES E DA RESSONÂNCIA ARQUETÍPICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6784Palavras-chave:
Imagem Profissional, Marca Pessoal, Cognição IndumentáriaResumo
Este estudo explora a complexa configuração da imagem profissional como pilar estratégico e vetor determinante no posicionamento da marca pessoal de líderes. Analisa a interconexão da Cognição Indumentária, dos vieses cognitivos e heurísticas da Psicologia das Decisões de Kahneman e Tversky, e da ressonância arquetípica, desvendando os mecanismos profundos que moldam a autopercepção, legitimação e performance em contextos de alta liderança. A metodologia empregada caracteriza-se como pesquisa teórico-conceitual, baseada em revisão crítica e abrangente da literatura interdisciplinar. O estudo demonstra como a Cognição Indumentária impacta a autopercepção e desempenho do líder; os vieses cognitivos moldam as primeiras impressões e a percepção de terceiros; e a ressonância arquetípica atua na comunicação eficaz e legitimação da marca pessoal. A análise integrada dessas dimensões revela uma dinâmica complexa e retroalimentar. Conclui-se que a imagem profissional é um determinante multifacetado do sucesso da liderança, oferecendo insights estratégicos para o branding pessoal de líderes.
Downloads
Referências
ADAM, H.; Galinsky, A. D. Enclothed cognition. Journal of Experimental Social Psychology, v. 48, n. 4, p. 918–925, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jesp.2012.02.008
ADOLPHS, R. The social brain: Neural basis of social knowledge. Annual Review of Psychology, v. 60, p. 693–716, 2009. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.60.110707.163514
BAZERMAN, M. H.; MOORE, D. A. Judgment in managerial decision making. 9th ed. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2013.
HEWLETT, S. A. Executive presence: The missing link between merit and success. [S. l.]: Harper Business, 2014.
JUNG, C. G. Archetypes of the collective unconscious. In: The collected works of C. G. Jung. [S. l.]: Princeton University Press, 1959. Vol. 9, Part 1, p. 3–128.
KAHNEMAN, D. Thinking, fast and slow. [S. l..]: Farrar, Straus and Giroux, 2011.
KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Prospect theory: An analysis of decision under risk. Econometrica, v. 47, n. 2, p. 263–291, 1979. DOI: https://doi.org/10.2307/1914185
LIEBERMAN, M. D. Social: Why our brains are wired to connect. [S. l.]: Oxford University Press, 2013
MARK, M.; PEARSON, C. S. The hero and the outlaw: Building extraordinary brands through the power of archetypes. [S. l.]: McGraw-Hill, 2001.
THORNDIKE, E. L. A constant error in psychological ratings. Journal of Applied Psychology, v. 4, n. 1, p. 25–29, 1920. DOI: https://doi.org/10.1037/h0071663
TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124–1131, 1974. DOI: https://doi.org/10.1126/science.185.4157.1124
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.