CONFLITOS BIOÉTICOS NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4202

Palavras-chave:

Pandemia de COVID-19; Saúde Pública; Dilemas éticos; Desafios políticos

Resumo

Este artigo trata da pandemia de COVID-19, seu impacto global e os desafios éticos e políticos que ela trouxe. Começou em Wuhan, China, em 2019, e se tornou uma pandemia global em 2020, com mais de 220 milhões de casos confirmados e 4,5 milhões de mortes em todo o mundo até setembro de 2021. A pandemia gerou conflitos éticos, especialmente no Brasil, onde as medidas restritivas tiveram um impacto econômico significativo. O acesso a equipamentos de proteção e suprimentos médicos foi um desafio, assim como a escassez de recursos como leitos de UTI e respiradores. A responsabilidade ética de proteger os trabalhadores essenciais também foi um tema importante. Diante desse cenário, surgem duas perspectivas éticas: a ética da responsabilidade e a bioética global oferecem abordagens para lidar com esses desafios. A primeira enfatiza a prevenção de danos futuros, enquanto a segunda destaca a interconexão de todas as formas de vida e a justiça social. A estratégia de resposta à pandemia varia de acordo com os países e aborda questões como distanciamento social e imunidade de rebanho. A precaução ética é essencial ao tomar decisões relacionadas à saúde pública e ao meio ambiente. Resumindo, a pandemia de COVID-19 gerou dilemas éticos e desafios políticos, destacando a importância de equilibrar a proteção da saúde pública e a economia, com base na ética e na responsabilidade social.

 

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Biografias do Autor

  • Jayna Epaminondas Rodrigues

    Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales(UCES).

  • Natasha Muniz Fontes

    Doutoranda em Saúde Pública pela UCES - Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Mestre e Especialista em Ortodontia e Especialista em Dentística pela Universidade São Leopoldo Mandic - Campinas. Cirurgia periodontal, cirurgia oral, farmacologia clínica. Odontologia pela Universidade de Fortaleza. Cirurgiã-dentista. Cirurgiã-dentista de PNE, Ortodontista e Odontopediatria.  Ortodontia, Dentística, PNE, Biossegurança, Materiais Dentários e Saúde Coletiva. Professora da Graduação da instituição Unicatólica do curso de Odontologia, Ortodontia, Farmacologia Aplicada à Odontologia e Paciente com Necessidades Especiais. Professora Coordenadora do curso de Pós- Graduação em Ortodontia da Unicatólica Quixadá.

  • Luciana Aguiar Gaspar

    Doutoranda em Saúde Pública na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales,UCES. Graduação em enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Pós graduação em auditoria em Sistemas de Saúde pela faculdade UNILEYA. 

  • Milierne Nascimento Evangelista Souza

    Bacharel em Enfermagem, Doutoranda em Saúde Pública- UCES, especialista em MBA Executivo em Administração: ênfase em Gestão Estratégica em Saúde - UFPA e Pós-graduação em Cuidados Intensivos- AMIB. Avaliadora do Sistema Brasileiro de Acreditação - ONA, Planejamento estratégico, PDE – Programa de desenvolvimento de Executivos (FDC), ALSO, PICC, Lean Seis Sigma Yellow Belt. 



  • Daniela Diniz Simões de Medeiros Carvalho

    Graduação em Enfermagem. Faculdade de Integração do Sertão-FIS. Pós Graduação em Saúde Pública e da Familia com Ênfase em Sanitarismo Faculdade EAG, pós graduado em Ginecologia e Obstetrícia
    EAG, pós graduada em estética pela NEPUGA. Estudante do 6° Período de Bacharel em medicina pela FMO.

  • Allysson Ruan de Oliveira Ferreira

    Bacharel em Enfermagem pela UNIPLAN-Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Pós graduando em Enfermagem em saúde da mulher pela Fis- Faculdade de Integração do Sertão. Pós graduando em Enfermagem do trabalho pela FAHOL-faculdade Holística. Pós graduando em Docência em Enfermagem pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Especialista em Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família pela FAHOL-faculdade Holística. Docente e preceptor dos cursos técnico de enfermagem das instituições SENAC e Grau Técnico.

  • Raul Sousa Andreza

    Graduação em Biomedicina pela Centro Universitário Leão Sampaio. Especialização em Microbiologia Clínica - Centro Universitário Leão Sampaio. Especialização em Saúde Pública - INESP. Docência em Biologia em ensino médio. Monitor das disciplinas de Microbiologia básica e Hematologia básica do Centro Universitário Leão Sampaio. Professor do curso em auxiliar de laboratório pela INFOP e Coorientador da Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica do Centro Universitário Leão Sampaio (LABIC).  Coordenador dos Cursos de Pós -Graduação LATO SENSU da Faculdade Aggeu Magalhães em Serra Talhada- FAMA e Docente titular da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA e da Faculdade de Ciências exatas e humanas do Sertão do São Francisco -FACESF. Docente fundador da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - LAESP e docente dos cursos de saúde do centro universitário Mauricio de Nassau.

  • Karla Roberta Leite de Lima

    Graduação em Enfermagem Universidade Salgado de Oliveira - Universo Recife. Graduação em Saúde Pública e da Família com Ênfase em Sanitarismo pelo IFAP - Instituto de Formação, assessoria e Pesquisa. Graduação em Saúde da Mulher com Habilitação em Ginecologia e Obstetrícia. Preceptora e instrutora de cursos da área da saúde incluindo do Técnico de Enfermagem no SENAC- Pernambuco.

Referências

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Publicado

22/10/2023

Como Citar

CONFLITOS BIOÉTICOS NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104202. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4202