A CONSTITUIÇÃO DO SELF E AS FALHAS AMBIENTAIS EM ROCKTMAN: UMA LEITURA PSICANALÍTICA SOBRE A PERSPECTIVA DA TEORIA DE WINNICOTT
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6770Palavras-chave:
Winnicott. Falso self. Rocketman.Resumo
A psicanálise busca compreender a constituição do sujeito a partir das primeiras experiências relacionais, destacando a importância do ambiente no desenvolvimento emocional. Donald Woods Winnicott contribuiu de modo decisivo com conceitos como mãe suficientemente boa, ambiente facilitador, falhas ambientais, papel paterno e falso self (WINNICOTT, 1983/1989), os quais evidenciam o impacto das relações precoces na formação psíquica. O filme Rocketman (2019), ao retratar a trajetória de Elton John, ilustra como ausências afetivas e falhas ambientais marcaram sua infância e favoreceram a construção de um falso self, ao mesmo tempo em que a música surgiu como espaço de preservação do self verdadeiro. A análise dessa obra à luz da teoria winnicottiana revela como o cinema pode funcionar como recurso para simbolizar experiências subjetivas e ampliar o diálogo entre psicanálise, clínica e cultura.
Downloads
Referências
BOLLAS, C. O sentido do não-senso: psicanálise e o verdadeiro self. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
GALVÁN, G.; MORAES, M. L. T. Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica. Psicologia USP, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 467–486, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413
SAFRA, G. A face estética do self: teoria e clínica. São Paulo: Idéias & Letras, 2005.
WINNICOTT, D. W. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.