"IF SHOW DA QUÍMICA": APRENDIZAGEM, CURIOSIDADE E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.7115Palavras-chave:
Metodologia ativa, EnsinoResumo
O IF Show da Química, desenvolvido no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Almenara, surge como uma proposta inovadora para o ensino da Química, visando superar a desmotivação e as dificuldades de aprendizagem comuns nas práticas tradicionais. Utilizando metodologias ativas e experimentação lúdica, o projeto aproxima o conteúdo científico da realidade dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e atraente através de experimentos interativos, como a “Pasta de Dente de Elefante”, “Camaleão Químico”, “Fogo Químico”, "Sopro Mágico” e “Água Furiosa”. O Show da Química, portanto, estimula a curiosidade e o engajamento dos alunos, facilitando a compreensão dos conceitos químicos de forma concreta e contextualizada por meio de uma construção ativa do conhecimento e, assim, promovendo o pensamento crítico. Os resultados indicam que a iniciativa não apenas amplia o acesso à experimentação científica em escolas com recursos limitados, mas também fortalece a relação entre teoria e prática, tornando o ensino mais dinâmico e inclusivo. Contudo, para que o interesse inicial se converta em aprendizado efetivo, destaca-se a necessidade de uma mediação pedagógica contínua, com professores atuando como facilitadores do processo educativo. Dessa forma, o “Show da Química” consolidando-se como uma intervenção pedagógica relevante, que contribui para a popularização da ciência, democratiza o ensino experimental e fomenta a formação de cidadãos críticos e conscientes do papel transformador da ciência na sociedade.
Downloads
Referências
ELGUESABAL, Raquel da Silva. Uma sequência didática para o ensino de soluções. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química, Porto Alegre, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GOMES, Pedro Henrique Silva; COSTA, Francisco Ernandes Matos. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Química: estudo de caso no 2º ano do ensino médio. Conexões – Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 16, p. 1–9, e022012, 2021.
GUIMARÃES, Renan Sota; FREIRE, Leila Inês Follmann. A presença da química em peças de teatro científico no evento Ciência em Cena. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, Serrinha, BA, 2023. ISSN 2527-0915.
JESUS, Honerio Coutinho de. Show de química: aprendendo química de forma lúdica e experimental. 2. ed. Vitória: GSA, 2013. 300 p. ISBN: 978-85-8173-058-5.
LACERDA, Maria Cristina Itylane Fernandes de. Expoquímica das sensações: comunicação e divulgação científica para a sociedade. 2022. TCC (Curso de Química Licenciatura) - Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Química e Biotecnologia, Maceió, 2022.
MELO, Kyedja Sandy Guimarães; SILVA, Nilcielle Nascimento; MENEZES, Kaio Everton Sena Paula de; SILVA, Raíssa Manuella de Melo; FIGUEIRÊDO, Gesivaldo Jesus Alves de. Show da Química: uma atividade experimental para compreensão de conceitos científicos e despertar curiosidades. In: X INTERP–DVLT – Congresso Internacional Interdisciplinar em Desenvolvimento e Tecnologia, 2021.
NETO, Isolfi Vieira; LEAL, Edvalda Araújo. Metodologias ativas e a aprendizagem significativa: um estudo com alunos da disciplina Análise de Custos. In: USP International Conference in Accounting, São Paulo, 2020.
NEVES, Luís Henrique Pereira; LANDIM, Lucas Britto. Show da Química: a prática no ensino de Química como meio de aprendizado para alunos sem acesso a laboratórios. Cadernos de Metodologia e Ensino de Química, Serrinha, BA, v. 9, n. 3, 2024. ISSN 2525-6580.
OSTI, Andréia; BRENELLI, Rosely Palermo. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 18, n. 3, p. 417-426, set./dez. 2013.
RAMOS, E. S.; SANTOS, F. A. C.; LABURÚ, C. E. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 119-136, 2017.
ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Florianópolis: ED/SBQ; QMC/UFSC, 2016.
SANTOS, Gislaine Flávia dos. Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico. 2020. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
SILVA, Rosineide Nascimento da; IDALINO, Rosane Karine Tavares; SILVA, Janimara Marques da. A experimentação como estratégia didática no ensino de Ciências com alunos do ensino fundamental. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 8, n. 2, p. 1063–1073, abr./jun. 2023. ISSN 2525-5215
SILVA, Vinícius Gomes da. A importância da experimentação no ensino de Química e Ciências. Bauru: Universidade Estadual Paulista – UNESP. 2016.
SOUZA, José Marcos de Lemos; ADORNI, Dulcinéia da Silva. Desafios e estratégias no ensino de Química: percepções de estudantes do ensino médio. Revista Research, Society and Development, 2024. DOI: https://doi.org/10.37885/240516761.
TAHA, Marli Spat; LOPES, Cátia Silene Carrazoni; SOARES, Emerson de Lima; FOLMER, Vanderlei. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 138–142, 2016.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Show da Química. Ponta Grossa, PR: Setor de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Química, 2018. 40 p. Disponível em: https://www2.uepg.br/pet-quimica/wp-content/uploads/sites/42/2020/02/Apostila-Show-da-Qu%C3%ADmica.pdf. Acesso em: 5 nov. 2025.
ZÃO, Julia Maria Rezende. Construção de uma proposta para o ensino de Química pautada na problematização e na reflexão sobre o papel da experimentação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Seropédica, 2017.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.








