O DESENVOLVIMENTO DE SEMINÁRIOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2499

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Avaliação Formativa, Educação, Professor Mediador, Seminários

Resumo

Para estruturar a produção de seminários com as turmas dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os respectivos períodos letivos se iniciam com uma proposta de avaliação considerando-se as principais necessidades e desafios identificados. Com o principal objetivo de analisar os resultados da aplicação de seminários como facilitador no processo de ensino e aprendizagem, foram introduzidos em momentos e turmas distintas os conceitos de Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0, a Engenharia e Qualidade de Softwares, o Uso da Tecnologia Vestida nas Organizações, a Interação Humano Computador e a Sociedade, e a Internet das Coisas e suas Aplicações no Mundo dos Negócios. Empregou-se uma pesquisa exploratória e explicativa, a fim de averiguar as ideias e pensamentos, proporcionando desta forma maior familiaridade com o problema, para oportunizar esclarecimentos sobre o assunto investigado, compreendendo assim as causas e efeitos. Os principais resultados indicam uma ampla participação discente durantes os anos de 2020, 2021 e 2022 com sete trabalhos aprovados e apresentados no início do projeto, em 2020, quinze produções em 2021 e dezesseis apresentações em 2022. A partir dos resultados obtidos e com os debates críticos ocorridos ao longo da construção dos painéis, constatou-se um potencial estimulador para as pesquisas e novas construções durante as aulas.

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Biografia do Autor

Enir da Silva Fonseca

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Relações. Professor para os Cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). 

Domeiver Elias Santiago Verni

Mestre em Educação. MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gerenciamento de Projetos com Extensão Universitária em Business and Management for International Professionals. MBA em Finanças e Controladoria. Pós-Graduação em Organização e Métodos e Pós-Graduação em Análise de Sistemas. Graduado em Administração. Coordenador dos cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada-UNILUS.

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

da Silva Fonseca, E., & Elias Santiago Verni, D. (2022). O DESENVOLVIMENTO DE SEMINÁRIOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122499. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2499