TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA À ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REFLEXÃO SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.644Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Tecnologia em Saúde. Tecnologia Leve. Paulo Freire.Resumo
Este estudo buscou contribuir com a reflexão crítica na adesão das tecnologias educativas na assistência à saúde pela equipe multiprofissional no contexto da atenção primaria. Baseou-se de uma revisão integrativa, com subsídio qualitativa e viés reflexivo, quando os dados foram interpretados a partir do olhar crítico dos pesquisadores e à luz do subsídio teórico de Paulo Freire sobre a prática educativa. Trata-se de uma revisão integrativa com viés reflexivo viés reflexivo, a partir do olhar crítico dos pesquisadores e à luz do subsídio teórico de Paulo Freire sobre a prática educativa. As buscas foram realizadas nas bases de dados: LILACS e BDENF, acessadas por meio da busca avançada na BVS. Utilizou-se os descritores associados pelos operadores booleanos: “Atenção Primaria” AND Tecnologia OR Saúde, incluindo, estudos de reflexão, teses, dissertações e artigos originais disponíveis na íntegra no formato on-line, publicados na íntegra entre os anos de 2015 a 2021.De acordo com os critérios de elegibilidade, foram inclusos 12 artigos neste estudo. Nessa perspectiva, a partir da ótica reflexiva de Paulo Freire, no viés da educação inclusiva, que pode ser alcançada através das tecnologias educativas que aumentaram o acesso às ações de saúde oferecidas à população e induzem a integralidade da assistência. Portanto, a adesão dessas ferramentas possibilita a participação ativa do profissional como educador no processo da aprendizagem, propiciando o desenvolvimento contínuo das habilidades assistências tanto do paciente quanto dos profissionais da área de saúde.
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