DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO INSTRUMENTO DA LONGEVIDADE EM EMPRESAS FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4786Palavras-chave:
administração empresas, EstratégiasResumo
O objetivo desse estudo é verificar os fatores de sobrevivência das empresas familiares, bem como analisar seu tempo de vida, entender os principais desafios do planejamento estratégico durante a sucessão empresarial e recebimento de comando pelos sucessores e objetiva elucidar quais organizações têm tido mais êxito nesse processo. Será analisado, por conseguinte, o cenário nacional em se tratando do tempo de vida das empresas e também os principais conflitos geracionais que são eclodidos por ocasião do planejamento empresarial e familiar para fins sucessórios. Para a realização deste estudo, utilizamos dados de órgãos governamentais e não governamentais, sabendo que o material teórico de apoio contou com muitas contribuições com óticas nacionais e internacionais, o que matizou e mixou o conhecimento acumulado sobre essa área de conhecimento em específico. Os dados foram dispostos por meio de escalas e de figuras demonstrativas para facilitar a compreensão do prestimoso professor/leitor. Os principais resultados percebidos incluem a necessidade de se falar mais sobre o assunto nas mesas de domingo, para que assim este deixe de ser tratado com um assunto tabu e que seja transportado em direção à normalidade e preparo sistemático para uma ausência indesejada, porém inevitável.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing Básico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
GERSICK, K.; DAVIS, J.; HAMPTON, M.; LANSBERG, I. De Geração para Geração: ciclos de vida das empresas familiares. São Paulo: Negócio, 1997.
GIMENO, A.; BAULENAS, G.; COMA-CROSS, J. Family business models: practical solutions for the business Family. London: Palmgrave MacMillan, 2010. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230282148
KETS DE VRIES, M.; CARLOCK, Randel S.; FLORENT-TRACY, E. A empresa familiar no divã: uma perspectiva psicológica. Tradução de André Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, 2009.
KIGNEL, Luiz; PHEBO, Marcia Setti. O Dilema das gerações: (I) Quem faz parte do núcleo familiar; (II) O Dilema da transferência de comando nas empresas familiares.). In: Empresas familiares uma visão Interdisciplinar. São Paulo: Noeses, 2017
LISONDO, Dourado Valeria; LISONDO, Hector Rafael. Autoridade, papel temporalidade na empresa familiar: uma aproximação apartir do modelo Group Relations Conferences - GRC (tavistock). In: Empresas familiares uma visão Interdisciplinar. São Paulo: Noeses, 2017.
NOVELINO, A. Crescimento e longevidade da empresa familiar. Revista Exame, 01 mar. 2007.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico. 8. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1994.
TAGIURI, Re DAVIS, J. Bivalent atributes ofthe Family Firm. Family Business Review, v. IX, n. 2, p. 199-208, 1996. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1741-6248.1996.00199.x
TONDO, Claudia. Desenvolvendo a empresa familiar e a família empresária. Porto Alegre: Bookman, 2014.
TONDO, Paulo. Desenvolvendo a empresa familiar e a família empresária. Porto Alegre: Bookman, 2014.
SITES CONSULTADOS:
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.