ARTIGO DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO INSTRUMENTO DA LONGEVIDADE EM EMPRESAS FAMILIARES

Autores

  • Leticia Lopes Santana Funiber

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4786

Palavras-chave:

Planejamento familiar; Anticoncepcionais;Atenção Farmacêutica.

Resumo

O objetivo desse estudo é verificar os fatores de sobrevivência das empresas familiares, bem como analisar seu tempo de vida, entender os principais desafios do planejamento estratégico durante a sucessão empresarial e recebimento de comando pelos sucessores e objetiva elucidar quais organizações têm tido mais êxito nesse processo. Será analisado, por conseguinte, o cenário nacional em se tratando do tempo de vida das empresas e também os principais conflitos geracionais que são eclodidos por ocasião do planejamento empresarial e familiar para fins sucessórios. Para a realização deste estudo, utilizamos dados de órgãos governamentais e não governamentais, sabendo que o material teórico de apoio contou com muitas contribuições com óticas nacionais e internacionais, o que matizou e mixou o conhecimento acumulado sobre essa área de conhecimento em específico. Os dados foram dispostos por meio de escalas e de figuras demonstrativas para facilitar a compreensão do prestimoso professor/leitor. Os principais resultados percebidos incluem a necessidade de se falar mais sobre o assunto nas mesas de domingo, para que assim este deixe de ser tratado com um assunto tabu e que seja transportado em direção à normalidade e preparo sistemático para uma ausência indesejada, porém inevitável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing Básico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

GERSICK, K.; DAVIS, J.; HAMPTON, M.; LANSBERG, I. De Geração para Geração: ciclos de vida das empresas familiares. São Paulo: Negócio, 1997.

GIMENO, A.; BAULENAS, G.; COMA-CROSS, J. Family business models: practical solutions for the business Family. London: Palmgrave MacMillan, 2010. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230282148

KETS DE VRIES, M.; CARLOCK, Randel S.; FLORENT-TRACY, E. A empresa familiar no divã: uma perspectiva psicológica. Tradução de André Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, 2009.

KIGNEL, Luiz; PHEBO, Marcia Setti. O Dilema das gerações: (I) Quem faz parte do núcleo familiar; (II) O Dilema da transferência de comando nas empresas familiares.). In: Empresas familiares uma visão Interdisciplinar. São Paulo: Noeses, 2017

LISONDO, Dourado Valeria; LISONDO, Hector Rafael. Autoridade, papel temporalidade na empresa familiar: uma aproximação apartir do modelo Group Relations Conferences - GRC (tavistock). In: Empresas familiares uma visão Interdisciplinar. São Paulo: Noeses, 2017.

NOVELINO, A. Crescimento e longevidade da empresa familiar. Revista Exame, 01 mar. 2007.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico. 8. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1994.

TAGIURI, Re DAVIS, J. Bivalent atributes ofthe Family Firm. Family Business Review, v. IX, n. 2, p. 199-208, 1996. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1741-6248.1996.00199.x

TONDO, Claudia. Desenvolvendo a empresa familiar e a família empresária. Porto Alegre: Bookman, 2014.

TONDO, Paulo. Desenvolvendo a empresa familiar e a família empresária. Porto Alegre: Bookman, 2014.

SITES CONSULTADOS:

https://www.terra.com.br/noticias/dino/empresas-familiares-tem-desafios-adicionais-parasobrevivernomercadobrasileiro,6d8eb371caa20498144e8d089d5f2208326wjn6k.html

http://www.spadonicarvalho.com.br

https://www.terra.com.br/noticias/dino/empresas-familiares-tem-desafios-adicionais-para-sobreviver-no-mercado-brasileiro,6d8eb371caa20498144e8d089d5f2208326wjn6k.html

https://administradores.com.br/artigos/planejamento-estrategico-uma-questao-de-sobrevivencia-e-longevidade-empresarial

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/10/22/apenas-uma-em-cada-quatro-empresas-sobrevivem-por-mais-de-10-anos-no-pais-aponta-ibge.ghtml

Publicado

11/01/2024

Como Citar

Lopes Santana, L. (2024). ARTIGO DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO INSTRUMENTO DA LONGEVIDADE EM EMPRESAS FAMILIARES. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514786. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4786

Edição

Secção

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Categorias