OS CONFLITOS ESCOLARES E A BUSCA PELA TOLERÂNCIA NO MEIO EDUCACIONAL

Autores

  • Antônio Ricardo Paste Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5819

Palavras-chave:

Intolerância nas escolas, Violência escolar, Métodos compositivos de resolução de conflitos

Resumo

O trabalho estuda os conflitos que permeiam o ambiente educacional e as relações interpessoais, envolvendo discentes, docentes, colaboradores e professores, que interagem nas redes pública e privada de ensino, como a intolerância às minorias, que resultam em agressões físicas, bullying, discriminação e em outras formas de desrespeito às pessoas, apontando soluções, por meio da utilização de métodos compositivos de resolução de conflitos, no sistema educacional brasileiro. Usando o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica, foram estudadas consequências envolvendo a intolerância, o desrespeito e a discriminação, nas escolas do país, ocasionando evasão escolar, depressão, atentados violentos e outros fatores negativos. Defende-se a persecução da tolerância, no enfrentamento do problema, presenciado constantemente nas escolas. Os métodos compositivos de resolução de conflitos, utilizados no sistema jurisdicional, são importante instrumento na busca da tão sonhada tolerância e na persecução da paz social, também no ambiente educacional, que tende a ser mais receptivo, à proposta de cunho nacional, adaptada à seara educacional. A mediação e a conciliação, principalmente, utilizados em conjunto ou separadamente, tem apresentado resultados significativos, nessa propositura. A busca pela implantação de uma proposta ampla, de composição de conflitos na rede educacional, é defendida no estudo, sendo uma resposta para o problema da intolerância nas escolas, resultando em grande impacto e consequências na formação educacional dos futuros adultos do país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Ricardo Paste Ferreira

    Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidad Columbia del Paraguay, com reconhecimento pela Universidade Estácio de Sá, Pós graduado em Direito Notarial e Registral, em Direito Imobiliário e em Direito Administrativo, Graduado em direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

Referências

A MENTE É MARAVILHOSA. O que é a teoria da frustação-agressão? A mente é maravilhosa, 06 maio 2021. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/teoria-da-frustracao-agressao/. Acesso em 04 set. 2024.

ALEPE LEGIS. Lei 17.652 de 10 de janeiro de 2022. Recife, PE, Assembleia Legislativa, 2022. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=61404. Acesso em: 01 maio 2024.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 fev. 2024.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasilia: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/diretrizes-nacionais-para-a-educacao-em-direitos-humanos. Acesso em: 08 fev. 2024.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, p. 715-726, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/phjDZW7SVBf3FnfNL4mJywL/. Acesso em: 07 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300004

CANOVA, Juliana Araújo de Mello, ABREU, Pedro Manoel. Os métodos alternativos de resolução de conflitos como instrumentos para a efetivação do acesso à justiça. Revista da ESMESC, v. 28, n. 34, p. 95-115, 2021. Disponível em: https://revista.esmesc.org.br/re/article/view/256. Acesso em: 20 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v28i34.p95

CARDOSO, Renata. A Teoria da Aprendizagem Social e o seu uso na educação. Desafios da educação, 23 jun. 2023. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/teoria-da-aprendizagem-social/. Acesso em: 04 set. 2024.

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públi. educ. Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, mar. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362007000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000100002

CONSTANTINI, A. Bullying: como combatê-lo. São Paulo: Itália Nova, 2004.

DATASENADO. Quase 7 milhões de brasileiros sofreram violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses. DATASENADO, 03 jul. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/publicacaodatasenado?id=quase-7-milhoes-de-brasileiros-sofreram-violencia-no-ambiente-escolar-nos-ultimos-12-meses. Acesso em: 04 maio 2024.

DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle conviva Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003, 144 p.

FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus, 2005.

GOMES, Luiz Flávio. O que se entende por transação. Jusbrasil, s. d. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-transacao/1121464. Acesso em: 20 abr. 2024.

LAGO, Andréa Carla de Moraes Pereira, SILVA, Jaqueline de Oliveira Alexandre Lagoa e. O Cyberbullying escolar e a ofensa do direito a honra: A Justiça Restaurativa como forma de solução de conflitos. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 2024. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1537. Acesso em: 25 mar. 2024.

MINAS GERAIS. Programa Nós. Belo Horizonte: Educação MG, s. d. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/?s=programa+n%C3%B3s. Acesso em: 02 maio 2024.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa, CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. Revista brasileira de educação, p. 156-168, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S141324782003000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200012

MPPE dialoga com gestores de escolas estaduais e municipais para fomentar abordagem sobre bullying e violência. MPPE, 08 nov. 2023. Disponível em: https://portal.mppe.mp.br/w/mppe-dialoga-com-gestores-de-escolas-estaduais-e-municipais-para-fomentar-abordagem-sobre-bullying-e-violencia. Acesso em: 01 maio 2024.

NETO, Aramis A. Lopes. Bullying comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de pediatria, v. 81, n. 52, p. 164-172, 2005. Disponível em: https://www.jped.com.br/pt-bullying-comportamento-agressivo-entre-articulo-X2255553605030500. Acesso em: 14 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0021-75572005000700006

RODRIGUES, Silvana Yara de Castro Souza. Mediação judicial no Brasil: “avanços e desafios” a partir do novo código de processo civil e da lei de mediação. 2016. Dissertação (Mestrado) - Universidade Autônoma de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11144/2807. Acesso em: 23 abr. 2024.

SÃO PAULO. Governo do Estado: Todas as escolas da rede terão mediação de conflitos. São Paulo: Educação SP, 2017. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/educacao-coloca-mediacao-de-conflitos-em-todas-as-escolas-de-rede/. Acesso em: 29 abr. 2024.

SED - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MS. Programa que promove diálogos sobre bullying e violência nas escolas já realizou mais de 100 rodas de conversa em 2024. Campo Grande, MS: SED, 2024. Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/programa-que-promove-dialogos-sobre-bullying-e-violencia-nas-escolas-ja-realizou-mais-de-100-rodas-de-conversa-em-2024/. Acesso em: 01 maio 2024.

SEJUSP - SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. Conheça o programa. São Paulo: SEJUSP, s. d. Disponível em: https://www.sejusp.ms.gov.br/programa-escola-segurafamiliaforte/conhecaoprograma/#:~:text=O%20Escola%20Segura%2C%20Fam%C3%ADlia%20Forte,como%20o%20Programa%20Educacional%20de. Acesso em: 01 maio 2024.

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino, VINHA, Telma Pileggi. Até quando? Bullying na escola que prega a inclusão social. Educação. Santa Maria, Santa Maria, v. 35, n. 03, p. 449-463, dez. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442010000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442354

TOZZATTO, Alessandra, SILVA, Rayane de Souza. Bullying no contexto escolar e suas consequências psicológicas na vida adulta. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 10, p. 747-763, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11633. Acesso em: 14 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11633

Downloads

Publicado

30/10/2024

Como Citar

OS CONFLITOS ESCOLARES E A BUSCA PELA TOLERÂNCIA NO MEIO EDUCACIONAL. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105819. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5819