OS CONFLITOS ESCOLARES E A BUSCA PELA TOLERÂNCIA NO MEIO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5819Palavras-chave:
Intolerância nas escolas, Violência escolar, Métodos compositivos de resolução de conflitosResumo
O trabalho estuda os conflitos que permeiam o ambiente educacional e as relações interpessoais, envolvendo discentes, docentes, colaboradores e professores, que interagem nas redes pública e privada de ensino, como a intolerância às minorias, que resultam em agressões físicas, bullying, discriminação e em outras formas de desrespeito às pessoas, apontando soluções, por meio da utilização de métodos compositivos de resolução de conflitos, no sistema educacional brasileiro. Usando o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica, foram estudadas consequências envolvendo a intolerância, o desrespeito e a discriminação, nas escolas do país, ocasionando evasão escolar, depressão, atentados violentos e outros fatores negativos. Defende-se a persecução da tolerância, no enfrentamento do problema, presenciado constantemente nas escolas. Os métodos compositivos de resolução de conflitos, utilizados no sistema jurisdicional, são importante instrumento na busca da tão sonhada tolerância e na persecução da paz social, também no ambiente educacional, que tende a ser mais receptivo, à proposta de cunho nacional, adaptada à seara educacional. A mediação e a conciliação, principalmente, utilizados em conjunto ou separadamente, tem apresentado resultados significativos, nessa propositura. A busca pela implantação de uma proposta ampla, de composição de conflitos na rede educacional, é defendida no estudo, sendo uma resposta para o problema da intolerância nas escolas, resultando em grande impacto e consequências na formação educacional dos futuros adultos do país.
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