UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) – CAMPUS ARAPIRACA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1718Palavras-chave:
Análise, Satisfação, Licenciatura em MatemáticaResumo
O presente artigo analisou o nível de satisfação dos alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca, em relação ao curso em que estão inseridos. Esse estudo foi pensado pois, historicamente, os cursos de Licenciatura em Matemática contam com um alto nível de evasão. Ou seja, de modo geral, não apresentam uma boa relação entre calouros e egressos. Nesse sentido, é importante conhecer a percepção que os graduandos têm a respeito do curso a qual fazem parte. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar o nível satisfação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca, sobre aspectos, tais como: estrutura física do campus, formação acadêmica, relação com os docentes do curso, dificuldades encontradas durante a graduação etc. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com alunos do campus, buscando entender e analisar o perfil discente e suas percepções para com o curso. Por fim, concluiu-se que, de modo geral, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca estão satisfeitos com a formação oferecida, fazendo algumas poucas observações e/ou sugestões sobre o curso.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP de 17 de janeiro de 2001. Institui diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica, em nível superior. Brasília.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 110p.
GUSMÃO, B. B. de. Dificuldade de aprendizagem: um olhar crítico. Pará: UAM, 2001.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. Projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.