UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) – CAMPUS ARAPIRACA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1718

Palavras-chave:

Análise, Satisfação, Licenciatura em Matemática

Resumo

O presente artigo analisou o nível de satisfação dos alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca, em relação ao curso em que estão inseridos. Esse estudo foi pensado pois, historicamente, os cursos de Licenciatura em Matemática contam com um alto nível de evasão. Ou seja, de modo geral, não apresentam uma boa relação entre calouros e egressos. Nesse sentido, é importante conhecer a percepção que os graduandos têm a respeito do curso a qual fazem parte. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar o nível satisfação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca, sobre aspectos, tais como: estrutura física do campus, formação acadêmica, relação com os docentes do curso, dificuldades encontradas durante a graduação etc. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com alunos do campus, buscando entender e analisar o perfil discente e suas percepções para com o curso. Por fim, concluiu-se que, de modo geral, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca estão satisfeitos com a formação oferecida, fazendo algumas poucas observações e/ou sugestões sobre o curso.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deivid Santos de Almeida

    Licenciado em Matemática e mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando em Matemática através do Programa de Doutorado em Matemática em Associação entre as Universidades Federais de Alagoas e da Bahia (UFAL/UFBA).

  • Matheus Melo Lima

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral

  • Maria Madalena de Queiroz Alves

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Tianguá

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP de 17 de janeiro de 2001. Institui diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica, em nível superior. Brasília.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 110p.

GUSMÃO, B. B. de. Dificuldade de aprendizagem: um olhar crítico. Pará: UAM, 2001.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. Projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

Downloads

Publicado

25/07/2022

Como Citar

UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) – CAMPUS ARAPIRACA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371718. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1718