ARTE-TEATRO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DO ENSINO ARTÍSTICO NO COMPONENTE CURRICULAR EM MANAUS - AM

Autores

  • Francinete Nogueira Lira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2886

Palavras-chave:

Arte-Teatro, Ensino, Componente Curricular, Manaus

Resumo

Esta pesquisa destaca a linguagem do teatro e suas incidências a partir da produção de saberes da Escola Municipal em Manaus, trazendo a luz uma abordagem sobre um relato de experiência a partir das vivências teatrais no cotidiano escolar em uma escola na rodoviária BR-174, na cidade de Manaus-AM, Brasil. O objetivo específico do estudo é analisar como a arte-teatro nas escolas é ensinada dentro do componente curricular de artes nas escolas de Manaus. O estudo se faz qualitativo, descrito e exploratório, de caráter transversal. Com este estudo é possível verificar uma vasta experiência que habilitam os estudantes para que apresentem em variadas esferas os benefícios do aprendizado da arte-teatro nas escolas de Manaus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francinete Nogueira Lira

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

BARROS, Aidil Jesus da Silveira. LEHFELDA, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2018. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br. Janeiro, 2020.

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 12.ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

COSTA, Margareth Terezinha de Andrade. Formação docente para a diversidade. 1.ed. Curitiba, PR: Iesde Brasil, 2016.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

JESUS, Altair Reis de. O projeto da modernidade, crise capitalista e ideologia pós-moderna. Temporalis, Brasília (DF), v.10, n.20, p.31-47, jul./dez. 2010.

MATIAS. Barbara Leite. Pensando a pedagogia do teatro: da sala de aula para a escola pública. 1, ed., Curitiba: Appris, 2020. Disponível: https://books.google.com.br/books. Janeiro, 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 20 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão, São Paulo: Scipione, 2009.

SANTOS, Denise. Orientações didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte, 2ª ed. 2008.

SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública, São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2010.

ZAGONEL, Bernadete. Arte na educação escolar. Curitiba, 20º ed., Ibpex, 2008.

Downloads

Publicado

17/03/2023

Como Citar

ARTE-TEATRO NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DO ENSINO ARTÍSTICO NO COMPONENTE CURRICULAR EM MANAUS - AM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432886. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2886