RELATOS DE EXEPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3688Palavras-chave:
Relato de Experiência. Estágio Supervisionado. Licenciatura em Computação. Recursos Tecnológicos. Ensino Médio.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado II, o qual faz parte do curso de Licenciatura em Computação oferecido pelo Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - (NESCAC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi realizado nas turmas do Ensino Médio, na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizado no município de Careiro Castanho-AM. O estágio proporcionou conhecer a realidade do ambiente escolar. A pesquisa possui caráter descritivo qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados para o relato de experiências consistiu em três etapas: (I): Observação, com o objetivo conhecer o dia a dia dos docentes em sala de aula, os discentes e demais funcionários da instituição, (II): Coparticipação, a etapa na qual os estagiários participam ativamente das aulas e (III): Regência, período em que os estagiários ministram aulas como docentes, sob a supervisão do professor titular da disciplina, realizando atividades avaliativas com os alunos, a fim de contribuir com o seu aprendizado. As atividades práticas foram realizadas junto às turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, mediante o uso de recursos tecnológicos. A experiencia vivenciada no estágio reforça a ideia de que o uso da tecnologia em sala de aula de forma correta, contribui para o processo de ensino e aprendizado, independente do Componente Curricular.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Hélio Mangueira de. A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS E DESAFIOS. Estação Científica - Juiz de Fora, nº 14, p. (1, 8). julho – dezembro / 2015. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/aperfeioamento-em-didtica-do-ensino-superior-apostila04.pdf : Acesso em: 14 de junho de 2023.
ANTUNES, Amanda Santos. O uso de metodologias ativas no aprendizado do sistema imunológico para alunos superdotados e nativos digitais do ensino fundamental II e médio. 2021.
BRAGA. Mariluci. Realidade Virtual e Educação. Revista de Biologia e Ciências da Terra. 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=50010104. Acesso em: 04 de julho 2023.
BRASIL. Brasília, 25 de setembro de 2008; 187o da Independência e 120o da República. Disponível em: L11788 (planalto.gov.br). Acesso em: 21 de junho de 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC,2017
OLIVEIRA, Patrícia da Cruz. AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 11, n. 2, 2021.
OLIVEIRA, Welliton Soares de et al. VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. REVISTA FOCO, v. 16, n. 5, p. e1896-e1896, 2023.
FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar, v. 2, p. 01-12, 2020.
FERREIRA, Raphael Ribeiro et al. As Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Pedagógica: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental Flaviano Gomes. 2022.
GARCIA, Rodrigo Guerra et al. O estudo exploratório do uso da realidade aumentada no período de pandemia da Covid-19 nos ensinos fundamental e médio. 2021.
LINHARES, Ana Cristina Oliveira; SANTOS, Kátia Silva. A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 188-208, 2021.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; DE MOURA, Sílvia Adriane Tavares. Estágio curricular supervisionado: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo–Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 8, n. 18, p. 123-138, 2021.
NOVELLO, Tanise Paula; FERREIRA, André Luis Andrejew; FELCHER, Carla Denize Ott. Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto. Cadernos de Estágio, v. 4, n. 2, 2022.
PORPINO, Jonas Nunes. Relatos de experiência do estágio supervisionado: contribuições na formação do professor do curso de licenciatura da computação e informática do IFPB EaD. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.