RELATOS DE EXEPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3688

Palavras-chave:

Relato de Experiência. Estágio Supervisionado. Licenciatura em Computação. Recursos Tecnológicos. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado II, o qual faz parte do curso de Licenciatura em Computação oferecido pelo Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - (NESCAC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi realizado nas turmas do Ensino Médio, na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizado no município de Careiro Castanho-AM. O estágio proporcionou conhecer a realidade do ambiente escolar. A pesquisa possui caráter descritivo qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados para o relato de experiências consistiu em três etapas: (I): Observação, com o objetivo conhecer o dia a dia dos docentes em sala de aula, os discentes e demais funcionários da instituição, (II): Coparticipação, a etapa na qual os estagiários participam ativamente das aulas e (III): Regência, período em que os estagiários ministram aulas como docentes, sob a supervisão do professor titular da disciplina, realizando atividades avaliativas com os alunos, a fim de contribuir com o seu aprendizado. As atividades práticas foram realizadas junto às turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, mediante o uso de recursos tecnológicos. A experiencia vivenciada no estágio reforça a ideia de que o uso da tecnologia em sala de aula de forma correta, contribui para o processo de ensino e aprendizado, independente do Componente Curricular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo de Oliveira Peres

    Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - Nescac.

  • Cleiciely da Silva Guimarães

    Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - Nescac.

  • Vanderson de Lima Reis

    Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - Nescac.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Referências

ALMEIDA, Hélio Mangueira de. A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS E DESAFIOS. Estação Científica - Juiz de Fora, nº 14, p. (1, 8). julho – dezembro / 2015. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/aperfeioamento-em-didtica-do-ensino-superior-apostila04.pdf : Acesso em: 14 de junho de 2023.

ANTUNES, Amanda Santos. O uso de metodologias ativas no aprendizado do sistema imunológico para alunos superdotados e nativos digitais do ensino fundamental II e médio. 2021.

BRAGA. Mariluci. Realidade Virtual e Educação. Revista de Biologia e Ciências da Terra. 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=50010104. Acesso em: 04 de julho 2023.

BRASIL. Brasília, 25 de setembro de 2008; 187o da Independência e 120o da República. Disponível em: L11788 (planalto.gov.br). Acesso em: 21 de junho de 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC,2017

OLIVEIRA, Patrícia da Cruz. AS TICS NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 11, n. 2, 2021.

OLIVEIRA, Welliton Soares de et al. VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. REVISTA FOCO, v. 16, n. 5, p. e1896-e1896, 2023.

FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar, v. 2, p. 01-12, 2020.

FERREIRA, Raphael Ribeiro et al. As Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Pedagógica: um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental Flaviano Gomes. 2022.

GARCIA, Rodrigo Guerra et al. O estudo exploratório do uso da realidade aumentada no período de pandemia da Covid-19 nos ensinos fundamental e médio. 2021.

LINHARES, Ana Cristina Oliveira; SANTOS, Kátia Silva. A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 188-208, 2021.

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; DE MOURA, Sílvia Adriane Tavares. Estágio curricular supervisionado: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo–Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 8, n. 18, p. 123-138, 2021.

NOVELLO, Tanise Paula; FERREIRA, André Luis Andrejew; FELCHER, Carla Denize Ott. Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto. Cadernos de Estágio, v. 4, n. 2, 2022.

PORPINO, Jonas Nunes. Relatos de experiência do estágio supervisionado: contribuições na formação do professor do curso de licenciatura da computação e informática do IFPB EaD. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

27/07/2023

Como Citar

RELATOS DE EXEPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO ENSINO MÉDIO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473688. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3688