A PANDEMIA COMO FATOR ASSOCIADO AO ESTRESSE DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Emerson Garcia de Souza
  • Josenice de Omena Santos
  • Jaline Nazaré Chaves de Faria
  • Rafaela Silva Nogueira Duarte
  • Divanir Aparecida Franco Crisostomo
  • Márcia da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4337

Palavras-chave:

Pandemia, Estresse , Docente

Resumo

Com a chegada da pandemia, o Governo Estadual teve de tomar providências emergenciais mediante decreto para que as instituições de ensino encerrassem o atendimento de suas aulas, como meio de prevenção à disseminação do coronavírus (Covid-19).  Diante de tamanha preocupação, as escolas tiveram de agir imediatamente para que os seus alunos não ficassem sem a aprendizagem e perdessem o ano letivo, contudo, as opções não se mostraram atrativas, restando apenas uma: o estudo remoto. Diante desse imprevisto e, preocupadas em solucionar essa problemática, as instituições tiveram de fazer um esforço e criar estratégias de ensino-aprendizagem com base tecnológica, utilizando-se de plataformas online, para o acesso direto e interativo com os alunos e promovendo aprendizagem por meio de videoaulas e conteúdos inteiramente digitais. Por outro lado, nem todas as unidades escolares estavam preparadas para atender o seu público remotamente, pois os seus profissionais não possuíam preparação adequada, nem todos os alunos dispunham de acesso à internet, devido a inúmeros motivos. À frente desse entrave, este trabalho tem como desígnio explicar como se deu a qualidade de ensino-aprendizagem, mediante o momento de isolamento social, por conta da pandemia, bem como colocar a pandemia como fator de estresse docente, utilizando uma pesquisa de cunho bibliográfico por meio de autores conceituados na temática abordada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Emerson Garcia de Souza

    Graduado em Letras/Português e suas Respectivas Literaturas. Pós-graduado em Educação Especial Inclusiva e Orientação Educacional. Mestrando em Educação.

  • Josenice de Omena Santos

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduação em Gestão. Mestranda em Educação.

  • Jaline Nazaré Chaves de Faria

    Graduada em Letras-português/literatura/inglês e administração. Pós-graduada em Orientação, Supervisão e inspeção escolar e administração escolar. Mestranda em Educação.

  • Rafaela Silva Nogueira Duarte

    Graduada em História. Pós-graduada em Ensino de História e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Mestranda em Educação.

  • Divanir Aparecida Franco Crisostomo

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gerenciamento no Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação. Mestranda em Educação.

  • Márcia da Silva Santos

    Graduada em Educação Artística e Pedagogia. Pós-graduada em Ensino da Arte e Musicalidade. Mestranda em Educação.

Referências

ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade UFRGS, Porto Alegre, 02 jul. 2020.

BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de Corona Vírus. Jornal da USP, 8 abr. 2020.

BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -COVID-19. D.O.U 18/03/2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 03 out. 2021.

CARVALHO, E. M. dos S.; ARAUJO, G. C. Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 14, p. 1-19, 2020.

COSTA, B. R.; CARVALHO, K. G.; SILVA, E. L.; FERREIRA, M. F.; SOUZA, S.; HERNANDES, L. F.; PINHEIRO, M.D. S. L. B. Impacto da COVID-19 na saúde mental de educadores do ensino superior. In: I Congresso Inter.de Psicologia da Faculdade América, Cachoeiro de Itapemirim, 2021.

FANTINI, A. J. E.; MACEDO, D. C. F.; SOUZA, M. A. P.; OSCAR, S. G. F.; RIBEIRO, S. C. S. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Manual Cuidando da saúde no trabalho remoto-Orientações Ergonômicas sobre Ergonomia. Minas Gerais: Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST), 2020.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 1, n. 2, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MERCADO, L. P. L. Formação docente e novas tecnologias. In: IV Congresso RIBIE. Brasília/DF, 1998.

MOYSÉS, L. M. O desafio de saber ensinar. 2. ed. Campina: Papirus; Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1995.

PEREIRA, Márcio Donizete et al. Estudo da poluição sonora por estudantes do ensino médio usando smartphone. [S. l.: s. n.], 2017.

PEREIRA, Márcio Donizete; BIANCO, Luís Cláudio Montesino Simone. Os jogos no ensino de ciências e matemática: suas possibilidades de aplicações e suas limitações. Scientia Vitae, v. 7, n. 23, jan./mar. 2019.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, jul./dez, 2012.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo/SP: [s. n.], 1991. (Coleção Informática na Educação).

Downloads

Publicado

04/12/2023

Como Citar

A PANDEMIA COMO FATOR ASSOCIADO AO ESTRESSE DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124337. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4337