A PANDEMIA COMO FATOR ASSOCIADO AO ESTRESSE DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4337Palavras-chave:
Pandemia, Estresse , DocenteResumo
Com a chegada da pandemia, o Governo Estadual teve de tomar providências emergenciais mediante decreto para que as instituições de ensino encerrassem o atendimento de suas aulas, como meio de prevenção à disseminação do coronavírus (Covid-19). Diante de tamanha preocupação, as escolas tiveram de agir imediatamente para que os seus alunos não ficassem sem a aprendizagem e perdessem o ano letivo, contudo, as opções não se mostraram atrativas, restando apenas uma: o estudo remoto. Diante desse imprevisto e, preocupadas em solucionar essa problemática, as instituições tiveram de fazer um esforço e criar estratégias de ensino-aprendizagem com base tecnológica, utilizando-se de plataformas online, para o acesso direto e interativo com os alunos e promovendo aprendizagem por meio de videoaulas e conteúdos inteiramente digitais. Por outro lado, nem todas as unidades escolares estavam preparadas para atender o seu público remotamente, pois os seus profissionais não possuíam preparação adequada, nem todos os alunos dispunham de acesso à internet, devido a inúmeros motivos. À frente desse entrave, este trabalho tem como desígnio explicar como se deu a qualidade de ensino-aprendizagem, mediante o momento de isolamento social, por conta da pandemia, bem como colocar a pandemia como fator de estresse docente, utilizando uma pesquisa de cunho bibliográfico por meio de autores conceituados na temática abordada.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade UFRGS, Porto Alegre, 02 jul. 2020.
BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de Corona Vírus. Jornal da USP, 8 abr. 2020.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -COVID-19. D.O.U 18/03/2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 03 out. 2021.
CARVALHO, E. M. dos S.; ARAUJO, G. C. Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 14, p. 1-19, 2020.
COSTA, B. R.; CARVALHO, K. G.; SILVA, E. L.; FERREIRA, M. F.; SOUZA, S.; HERNANDES, L. F.; PINHEIRO, M.D. S. L. B. Impacto da COVID-19 na saúde mental de educadores do ensino superior. In: I Congresso Inter.de Psicologia da Faculdade América, Cachoeiro de Itapemirim, 2021.
FANTINI, A. J. E.; MACEDO, D. C. F.; SOUZA, M. A. P.; OSCAR, S. G. F.; RIBEIRO, S. C. S. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Manual Cuidando da saúde no trabalho remoto-Orientações Ergonômicas sobre Ergonomia. Minas Gerais: Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST), 2020.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 1, n. 2, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MERCADO, L. P. L. Formação docente e novas tecnologias. In: IV Congresso RIBIE. Brasília/DF, 1998.
MOYSÉS, L. M. O desafio de saber ensinar. 2. ed. Campina: Papirus; Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1995.
PEREIRA, Márcio Donizete et al. Estudo da poluição sonora por estudantes do ensino médio usando smartphone. [S. l.: s. n.], 2017.
PEREIRA, Márcio Donizete; BIANCO, Luís Cláudio Montesino Simone. Os jogos no ensino de ciências e matemática: suas possibilidades de aplicações e suas limitações. Scientia Vitae, v. 7, n. 23, jan./mar. 2019.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, jul./dez, 2012.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo/SP: [s. n.], 1991. (Coleção Informática na Educação).
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.