INTEGRANDO O MÉTODO DO LETRAMENTO DURANTE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Alenizia Gonçalves do Amaral
  • Angela Maria de Jesus Oliveira
  • Simone Aparecida França
  • Grazielle Aparecida da Silva Cunha
  • Ana Amélia Mendes de Morais Mozar

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4362

Palavras-chave:

Letramento. Alfabetização. Ensino. Escola.

Resumo

Este trabalho tem como propósito principal destacar a importância da Educação Infantil de maneira que o letramento seja evidenciado nesse período como um mecanismo pedagógico inclinado para a ludicidade na alfabetização. Assim sendo, com o intuito de fundamentar a pesquisa realizada e promover informações pertinentes acerca da temática apresentada, foi necessário produzir uma abordagem teórico-reflexiva de caráter bibliográfico, com base conceitual advinda de autores especialistas nessa literatura. Por outro lado, vale lembrar que a Educação Infantil é uma etapa muito importante para a vida intelectual da criança, pois é nesse período que ela passa pelo processo de evolução, o qual exige da escola a efetivação de práticas educativas que proporcionem às crianças experiências com significado. Desse modo, acredita-se que a inserção de atividades inclinadas para a ludicidade, além de proporcionar momentos de prazer e diversão, também desenvolve as habilidades e competências dos alunos. A Educação Infantil não apresenta como desígnio a alfabetização pura e simplesmente, contudo, caminha para que os mecanismos pedagógicos se manifestem de maneira que o ambiente escolar seja transformado em um lugar de reflexão, levando o aluno a pensar acerca do mundo a sua volta e colocar em prática diariamente o letramento mediante o processo de leitura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Alenizia Gonçalves do Amaral

    Graduada em História e Pedagogia. Pós graduada em Fundamentos para o Ensino de História/Geografia e Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional. Mestranda em Educação.

  • Angela Maria de Jesus Oliveira

    Graduada em Ciências Contábeis. Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil. Mestranda em Educação.

  • Simone Aparecida França

    Graduada em Pedagogia e Educação Especial. Pós-graduada em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Mestranda em Educação.

  • Grazielle Aparecida da Silva Cunha

    Graduada em Pedagogia, História, Artes Visuais e Educação Especial. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Docência em Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestranda em Educação.

  • Ana Amélia Mendes de Morais Mozar

    Graduada em História. Pós graduada em Docência ao Ensino Superior. Mestranda em Educação.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2010.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (orgs.). Ler e Escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Básica para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2010.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasilia: Ministério da Educação, s. d. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/o-pacto. Acesso em: 21 ago.2017.

CUBERES, Maria Teresa González (org). Educação Infantil e Séries Iniciais – articulação para alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.

GARCIA; Regina Leite (org). Novos olhares sobe a alfabetização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KLEIMAN, Angela B. (org.). Os Significados do letramento - uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 6. ed. Campinas, São Paulo: Mercado de letras, 2003.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível - Reinventando o Ensinar e o Aprender. Porto Alegre: Mediação,1997.

RANGEL, Annamaria Piffero. Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre: Mediação, 2008.

RAPPOPORT, Andrea et al. A criança de 6 anos no ensino fundamental. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

RODRIGUES, Maria Bernadette Castro; AMODEO, Maria Celina Bastos. O espaço pedagógico na pré-escola. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. (Cadernos Educação Infantil).

ROJO, Roxane (org). Alfabetização e Letramento: Perspectivas Linguísticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.

SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tania M. K.(org). Teorias e práticas de letramento. Brasília, DF: Inep, 2007.

SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tania M. K.(org). Teorias e práticas de letramento. Brasília, DF: Inep, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema de três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

ZEN, Maria Isabel H. Dalla; XAVIER, Maria Luisa M.(org). AlfabeLetrar: Fundamentos e práticas. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

Downloads

Publicado

04/12/2023

Como Citar

INTEGRANDO O MÉTODO DO LETRAMENTO DURANTE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124362. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4362