INTEGRANDO O MÉTODO DO LETRAMENTO DURANTE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4362Palavras-chave:
Letramento. Alfabetização. Ensino. Escola.Resumo
Este trabalho tem como propósito principal destacar a importância da Educação Infantil de maneira que o letramento seja evidenciado nesse período como um mecanismo pedagógico inclinado para a ludicidade na alfabetização. Assim sendo, com o intuito de fundamentar a pesquisa realizada e promover informações pertinentes acerca da temática apresentada, foi necessário produzir uma abordagem teórico-reflexiva de caráter bibliográfico, com base conceitual advinda de autores especialistas nessa literatura. Por outro lado, vale lembrar que a Educação Infantil é uma etapa muito importante para a vida intelectual da criança, pois é nesse período que ela passa pelo processo de evolução, o qual exige da escola a efetivação de práticas educativas que proporcionem às crianças experiências com significado. Desse modo, acredita-se que a inserção de atividades inclinadas para a ludicidade, além de proporcionar momentos de prazer e diversão, também desenvolve as habilidades e competências dos alunos. A Educação Infantil não apresenta como desígnio a alfabetização pura e simplesmente, contudo, caminha para que os mecanismos pedagógicos se manifestem de maneira que o ambiente escolar seja transformado em um lugar de reflexão, levando o aluno a pensar acerca do mundo a sua volta e colocar em prática diariamente o letramento mediante o processo de leitura.
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