HACKEANDO O SEXISMO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS DESAFIOS DE GÊNERO E ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA TECNOLOGIA E NO MARKETING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5748

Palavras-chave:

Marketing, preconceito, Mulheres na informática, Tecnologia da Informação, Gênero

Resumo

No Brasil, ainda há uma grande desigualdade de gênero, com 70% dos cargos nos setores de tecnologia e marketing ocupados por homens. As mulheres enfrentam estereótipos e preconceitos que prejudicam seu desempenho profissional. Neste contexto, a proposta do artigo é abordar essa desigualdade, destacando a predominância masculina no empreendedorismo global, especialmente em países de baixa renda, conforme o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022. Foram conduzidos um estudo exploratório e uma revisão bibliográfica para listar desafios e estratégias para combater essa desigualdade. O artigo discute a sub-representação feminina em cargos de liderança e a disparidade salarial, propondo políticas de equidade salarial e programas de capacitação para mulheres. Como resultado, foram identificadas dificuldades significativas na academia e na atuação profissional, sendo destacadas estratégias para minimizar esses problemas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliane Rodrigues Magalhães

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  • Laysa Letícia Barbalho Fernandes

    Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU.

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Referências

AGUDO, A. Os estereótipos de gênero afetam o que as meninas e os meninos escolhem como profissão no futuro. EL PAÍS, 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/10/actualidad/1528661907_969674.html/. Acesso em: 30 mar. 2024.

BANCO DO BRASIL. Liderança feminina: 7 mulheres que se destacam em suas carreiras para você se inspirarem. Blog Banco do Brasil, 2024. Disponível em: https://blog.bb.com.br/lideranca-feminina-mulheres-que-se-destacam-em-suas-carreiras/. Acesso em: 22 abr. 2024.

BARBOSA, Claudia Vilhena. Desigualdade de gênero e processo de discriminação no direito do trabalho. Ciências Sociais, Revista ft, v. 27, n. 127, 2023.

BLOGRH. A desigualdade de gênero em empresas de TI. Blog RH, 2023. Disponível em: https://blogrh.com.br/desigualdade-de-genero-em-empresas-de-ti/. Acesso em: 18 maio 2024.

BOLZANI, I. Presença de mulheres melhora resultados, mas equidade de gênero nas empresas ainda está distante, dizem especialistas. G1, 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2024/03/08/presenca-de-mulheres-melhora-resultados-mas-equidade-de-genero-nas-empresas-ainda-esta-distante-dizem-especialistas.ghtml. Acesso em: 28 jul. 2024

CAPITANI, L. A representação feminina na publicidade e seus estereótipos. Meio & Mensagem, 2024. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/a-representacao-feminina-na-publicidade-e-seus-estereotipos. Acesso em: 28 jul. 2024

EXAME. Menos de 20% dos cargos das áreas de tecnologia são ocupados por mulheres. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/bussola/menos-de-20-dos-cargos-das-areas-de-tecnologia-sao-ocupados-por-mulheres/. Acesso em: 27 jul. 2024.

GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Curitiba: IBQP, 2015. p. 1-208.

GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Relatório Global GEM 2021/2022: oportunidade em meio à disrupção. [S. l.]: GEM, 2022. p. 1-230.

GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Women’s entrepreneurship report: from crisis to opportunity. [S. l.]: GEM, 2022. p. 1-186.

IBGE, Estatísticas. Estatísticas de Gênero: ocupação das mulheres é menor em lares com crianças de até três anos. Agência IBGE Notícias, 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-saladeimprensa/2013agenciadenoticias/releases/30172-estatisticas-de-genero-ocupacao-das-mulheres-e-menor-em-lares-com-criancas-de-ate-tres-anos. Acesso em: 22 abr. 2024.

IPEA. Mulheres ganham 76% da remuneração dos homens. [S. l.]: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/2462-mulheres-ganham-76-da-remuneracao-dos-homens. Acesso em: 22 abr. 2024.

KRAUGUSTEELIANA, K. A Study on Gender Roles in the Information Technology Profession and its Impact on Human Resources. Technology and Society Perspectives (TACIT), [S. l.], v. 1, n. 3, p. 104–111, 2023. DOI: https://doi.org/10.61100/tacit.v1i3.58

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 271–284, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300016

MELO, M. 70% dos cargos digitais e tecnólogos são ocupados por homens. Jornal do Marketing, 2024. Disponível em: https://jornaldomarketing.com.br/70-cargos-digitais-e-tecnologos-homens/. Acesso em: 28 jul. 2024.

MOSS-RACUSIN, C. A. et al. Science faculty’s subtle gender biases favor male students. Psychological and Cognitive Sciences, v. 109, n. 41, p. 16474–16479, 2012. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1211286109

MYERS, Michael W.; LAURENT, Sean M.; HODGES, Sara D. Perspective taking instructions and self-other overlap: different motives for helping. Motivation and Emotion, v. 38, n. 2, p. 224-234, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11031-013-9377-y

OI. Com vagas exclusivas para mulheres, oi lança novo programa de atração de talentos em TI. Oi, 2022b. Disponível em: https://www.oi.com.br/sala-de-imprensa/p/com-vagas-exclusivas-para-mulheres-oi-lanca-novo-programa-de-atracao-de-talentos-em-ti.htm. Acesso em: 27 jul. 2024.

OI. Lideranças Femininas. Oi, 2022. Disponível em: https://www.oi.com.br/blog/mundo-oi/liderancas-femininas/. Acesso em: 27 jul. 2024.

PAGEGROUP. Women in Technology. [S. l: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.michaelpage.com.br/sites/michaelpage.com.br/files/2021-04/_Women_in_Tech_2021.pdf.

SANTANDER. Equidade salarial: entenda quando ela deve ser usada e os benefícios para as empresas. Programa Avançar, 2024. Disponível em: https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/gestao-de-pessoas/equidade-salarial/. Acesso em: 28 jul. 2024.

SEBRAE. Por que é importante ter mais mulheres na liderança? [S. l.]: SEBRAE, 2023. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/por-que-e-importante-ter-mais-mulheres-na-lideranca. Acesso em: 28 jul. 2024.

SERRANO, L. Igualdade salarial: homens ganham até 51% a mais que mulheres, aponta pesquisa da Vagas. EXAME, 8 mar. 2024. Disponível em: https://exame.com/carreira/igualdade-salarial-mulheres-ganham-ate-50-menos-que-homens-aponta-pesquisa-da-vagas/. Acesso em: 18 mai. 2024.

SHIENBINGER, L. O Feminismo Mudou A Ciência? Bauru, SP: EDUSC, 1999.

SILVA, J. F.; PATRUS, R. da. O “bê-á-bá” do ensino em empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 372-401, 2017. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.563

SILVA, P. M. M. et al. A resiliência no empreendedorismo feminino. Gestão e Sociedade, v. 13, n. 34, 2019. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2346

TECCHIO, M. Mulheres conquistam espaço no setor de tecnologia, mas desigualdade ainda impera. CNN Brasil, 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/mulheres-conquistam-espaco-no-setor-de-tecnologia-mas-desigualdade-ainda-impera/. Acesso em: 28 jul. 2024.

Downloads

Publicado

21/10/2024

Como Citar

HACKEANDO O SEXISMO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS DESAFIOS DE GÊNERO E ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA TECNOLOGIA E NO MARKETING. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105748. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5748