HACKING SEXISM: AN EXPLORATORY STUDY OF GENDER CHALLENGES AND STRATEGIES TO COMBAT GENDER INEQUALITY IN TECHNOLOGY AND MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5748Keywords:
: Stereotype threat; Information Technology; Gender inequality; Marketing; Gender.Abstract
In Brazil, there is still great gender inequality, with 70% of positions in the technology and marketing sectors held by men. Women face stereotypes and prejudices that harm their professional performance. In this context, the purpose of the article is to address this inequality, highlighting the male predominance in global entrepreneurship, especially in low-income countries, according to the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) of 2022. An exploratory study and a literature review were conducted to list challenges and strategies to combat this inequality. The article discusses female underrepresentation in leadership positions and the pay gap, proposing pay equity policies and training programs for women. As a result, significant difficulties were identified in academia and professional practice, and strategies were highlighted to minimize these problems.
Downloads
References
AGUDO, A. Os estereótipos de gênero afetam o que as meninas e os meninos escolhem como profissão no futuro. EL PAÍS, 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/10/actualidad/1528661907_969674.html/. Acesso em: 30 mar. 2024.
BANCO DO BRASIL. Liderança feminina: 7 mulheres que se destacam em suas carreiras para você se inspirarem. Blog Banco do Brasil, 2024. Disponível em: https://blog.bb.com.br/lideranca-feminina-mulheres-que-se-destacam-em-suas-carreiras/. Acesso em: 22 abr. 2024.
BARBOSA, Claudia Vilhena. Desigualdade de gênero e processo de discriminação no direito do trabalho. Ciências Sociais, Revista ft, v. 27, n. 127, 2023.
BLOGRH. A desigualdade de gênero em empresas de TI. Blog RH, 2023. Disponível em: https://blogrh.com.br/desigualdade-de-genero-em-empresas-de-ti/. Acesso em: 18 maio 2024.
BOLZANI, I. Presença de mulheres melhora resultados, mas equidade de gênero nas empresas ainda está distante, dizem especialistas. G1, 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2024/03/08/presenca-de-mulheres-melhora-resultados-mas-equidade-de-genero-nas-empresas-ainda-esta-distante-dizem-especialistas.ghtml. Acesso em: 28 jul. 2024
CAPITANI, L. A representação feminina na publicidade e seus estereótipos. Meio & Mensagem, 2024. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/a-representacao-feminina-na-publicidade-e-seus-estereotipos. Acesso em: 28 jul. 2024
EXAME. Menos de 20% dos cargos das áreas de tecnologia são ocupados por mulheres. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/bussola/menos-de-20-dos-cargos-das-areas-de-tecnologia-sao-ocupados-por-mulheres/. Acesso em: 27 jul. 2024.
GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Curitiba: IBQP, 2015. p. 1-208.
GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Relatório Global GEM 2021/2022: oportunidade em meio à disrupção. [S. l.]: GEM, 2022. p. 1-230.
GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Women’s entrepreneurship report: from crisis to opportunity. [S. l.]: GEM, 2022. p. 1-186.
IBGE, Estatísticas. Estatísticas de Gênero: ocupação das mulheres é menor em lares com crianças de até três anos. Agência IBGE Notícias, 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-saladeimprensa/2013agenciadenoticias/releases/30172-estatisticas-de-genero-ocupacao-das-mulheres-e-menor-em-lares-com-criancas-de-ate-tres-anos. Acesso em: 22 abr. 2024.
IPEA. Mulheres ganham 76% da remuneração dos homens. [S. l.]: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/2462-mulheres-ganham-76-da-remuneracao-dos-homens. Acesso em: 22 abr. 2024.
KRAUGUSTEELIANA, K. A Study on Gender Roles in the Information Technology Profession and its Impact on Human Resources. Technology and Society Perspectives (TACIT), [S. l.], v. 1, n. 3, p. 104–111, 2023. DOI: https://doi.org/10.61100/tacit.v1i3.58
LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 271–284, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300016
MELO, M. 70% dos cargos digitais e tecnólogos são ocupados por homens. Jornal do Marketing, 2024. Disponível em: https://jornaldomarketing.com.br/70-cargos-digitais-e-tecnologos-homens/. Acesso em: 28 jul. 2024.
MOSS-RACUSIN, C. A. et al. Science faculty’s subtle gender biases favor male students. Psychological and Cognitive Sciences, v. 109, n. 41, p. 16474–16479, 2012. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1211286109
MYERS, Michael W.; LAURENT, Sean M.; HODGES, Sara D. Perspective taking instructions and self-other overlap: different motives for helping. Motivation and Emotion, v. 38, n. 2, p. 224-234, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11031-013-9377-y
OI. Com vagas exclusivas para mulheres, oi lança novo programa de atração de talentos em TI. Oi, 2022b. Disponível em: https://www.oi.com.br/sala-de-imprensa/p/com-vagas-exclusivas-para-mulheres-oi-lanca-novo-programa-de-atracao-de-talentos-em-ti.htm. Acesso em: 27 jul. 2024.
OI. Lideranças Femininas. Oi, 2022. Disponível em: https://www.oi.com.br/blog/mundo-oi/liderancas-femininas/. Acesso em: 27 jul. 2024.
PAGEGROUP. Women in Technology. [S. l: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.michaelpage.com.br/sites/michaelpage.com.br/files/2021-04/_Women_in_Tech_2021.pdf.
SANTANDER. Equidade salarial: entenda quando ela deve ser usada e os benefícios para as empresas. Programa Avançar, 2024. Disponível em: https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/gestao-de-pessoas/equidade-salarial/. Acesso em: 28 jul. 2024.
SEBRAE. Por que é importante ter mais mulheres na liderança? [S. l.]: SEBRAE, 2023. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/por-que-e-importante-ter-mais-mulheres-na-lideranca. Acesso em: 28 jul. 2024.
SERRANO, L. Igualdade salarial: homens ganham até 51% a mais que mulheres, aponta pesquisa da Vagas. EXAME, 8 mar. 2024. Disponível em: https://exame.com/carreira/igualdade-salarial-mulheres-ganham-ate-50-menos-que-homens-aponta-pesquisa-da-vagas/. Acesso em: 18 mai. 2024.
SHIENBINGER, L. O Feminismo Mudou A Ciência? Bauru, SP: EDUSC, 1999.
SILVA, J. F.; PATRUS, R. da. O “bê-á-bá” do ensino em empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 372-401, 2017. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.563
SILVA, P. M. M. et al. A resiliência no empreendedorismo feminino. Gestão e Sociedade, v. 13, n. 34, 2019. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2346
TECCHIO, M. Mulheres conquistam espaço no setor de tecnologia, mas desigualdade ainda impera. CNN Brasil, 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/mulheres-conquistam-espaco-no-setor-de-tecnologia-mas-desigualdade-ainda-impera/. Acesso em: 28 jul. 2024.
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.