O USO DA TECNOLOGIA COMO SUPORTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3793Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, TecnologiaResumo
A introdução de tecnologias de informação e comunicação no ensino básico tornou-se um assunto que parte de um recurso inovador, tornando-se uma questão que reafirma os objetivos da educação atualizada na sociedade. Diante dessa precisão atual, este artigo visa examinar as questões sobre a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica. Para isso fez uso de teorias de diversos autores com o intuito de colaborar para uma reflexão em esferas mais amplas. E os objetivos permeiam em distinguir a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do ensino-aprendizagem entre docentes, no âmbito de um ensino inovador na educação básica. O método de pesquisa é qualitativo/descritivo, configura-se, em termos da função, das mudanças decorrentes no emprego das tecnologias de informação e comunicação. Diante disso, sinalizamos que o estudo parte de autores renomados com o desígnio de averiguar a percepção quanto à precisão da utilização das TIC no ambiente da sala de aula. Os resultados direcionam que muitos docentes têm dificuldades quanto ao emprego da tecnologia para a ampliação do ensino, o que destaca a necessidade de formação continuada para os professores ansiando uma eficaz conexão da tecnologia no contexto educacional.
Downloads
Referências
Aguiar, W. M. J. (2001). A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia, 3, 129-140.
Berrocal, V., & Fallas, I. (2012). Trabajo colaborativo docente en ambientes de aprendizaje mediados por tecnología. In J. S. Ribeiro & M. L. L. Aires (Eds.), Investigação e variantes curriculares no ensino online: Desafios da interculturalidade na era tecnológica (pp. 84–101). Porto, Portugal: CERIM, Universidade Aberta. Retrieved from https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2196/1/ebook_interativo_investiga%C3%A7%C3%A3o e variantes.pdf
Boavida, A. M., & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43–55). Lisboa, Portugal: APM. Retrieved from http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4069/1/02-Boavida-Ponte %28GTI%29.pdf
Bolstad, C. A., & Endsley, M. R. (2003). Tools for supporting team collaboration. In Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society 47th Annual Meeting (Vol. 47, pp. 374–378). http://doi.org/10.1177/154193120304700326
Bower, M. (2016). Deriving a typology of Web 2.0 learning technologies. British Journal of Educational Technology, 47(4), 763–777. http://doi.org/10.1111/bjet.12344
Carrapiço, F; Estrada, Francisco J. P; Miranda, F.de P. R. Professores do ensino básico: características socioprofissionais, formação em TIC e efeitos na sua prática (Algarve-Portugal). Campus Virtual, v. 11, não. 2 p. 9-20, 2022.
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. (R. V. Majer & K. B. Gerhardt, Eds.) (8a ed.). Paz e Terra. Retrieved from http://www.agecin.com.br/ftp/web/CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - vol. I.pdf
Coutinho, C., & Lisbôa, E. (2011). Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: Desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, XVIII(1), 5–22. Retrieved from https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/14854/1/Revista_Educa%C3%A7%C3%A3o,VolXVIII,n%C2%BA1_5-22.pdf.
Kenski, V. M. (2007). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.
Meirinhos, M., & Osório, A. (2010). O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EduSer: Revista de Educação, 2, 49–65. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/3961
Meirinhos, M., & Osório, A. J. (2014). A colaboração em ambientes virtuais: Aprender e formar no século XXI. Braga, Portugal: Associação ArcaComum. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/314100632_A_Colaboracao_em_Ambientes_Virtuais_aprender_e_formar_no_seculo_XXI.
Santos, A. dos. (2015). Tecnologias de informação e comunicação: Limites e possibilidades no ensino superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, 1(1), 36–46. Retrieved from https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/viewFile/839/630.
Santos, R. M. R. dos, Melim, A. P., & Paniago, M. C. L. (2017). Formação continuada de professores universitários na rede social facebook: Interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver. Interações, 18(2), 13–20. http://doi.org/10.20435/inter.v18i2.1502
Takahashi, T. (Ed.). (2000). Sociedade da informação no Brasil: Livro verde. Brasília, Brasil: Ministério da Ciência e Tecnologia. Retrieved from http://livros01.livrosgratis.com.br/ci000005.pdf
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.