GESTÃO DE PESSOAS E A CULTURA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6725Palavras-chave:
Cultura. Gestão de pessoas. Discutir.Resumo
A temática versa sobre a “Gestão de pessoas e a cultura educacional”, no município de Itapiranga-AM. O objetivo principal aventa discutir a prática da gestão de pessoas e a cultura educacional, apontando caminhos para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas instituições municipais rurais e urbanas em Itapiranga-AM. Baseado nisso, as abordagens teóricas que fundamentam a pesquisa e as descobertas de possíveis soluções se alicerça em autores como: Cury (2002); Candau (2003); Freire (2000); Luck (2009); Maciel (2015); Paro (2008) e outros. O instrumento metodológico realizado é a pesquisa de campo, através da observação participante e da observação não participante, tendo como instrumentos o diário de campo, questionários, entrevistas aplicados aos familiares, professores, alunos, demais funcionários. A coleta de dados consiste no conhecimento da realidade a ser interpretada por meio da busca de dados sobre os fenômenos investigados empiricamente para poder fundamentar o enfoque metodológico que é uma pesquisa descritivo-qualitativa. A metodologia tem como base o método de abordagem Indutivo. Os resultados obtidos apontam a desmotivação e o desinteresse dos profissionais da educação; o não cumprimento dos seus trabalhos e a falta de amor à profissão que exercem; a falta de interesse em estudar e aprender; a falta de apoio da sociedade em geral e dos governantes locais. Conclui-se que o tema escolhido com o intuito de discutir a prática de gestão e da cultura educacional, pode contribuir apontando caminhos para o desenvolvimento de uma gestão democrática.
Downloads
Referências
DE OLIVEIRA, Lúcia Nunes Duavi; ARAGÃO, Maruska Raquel Amaral; DE ALMEIDA CARDOZO, Rita de Cássia. Desafios contemporâneos educacionais: reflexões sobre os modelos de gestão, A postura do professor versus competências socioemocionais frente sua formação. [S. l.: s. n.], 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2013.
FREITAS, M. E. Cultura organizacional: o doce controle no clube dos raros. In: MOTTA, F. C. P.; CALDAS, M. P (Org). Cultura Organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 2017.
GÓMEZ et al. Fundamentos de Orientação Educacional. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 1999.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Margarida. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LÜCK, Heloisa; FREITAS, Katia Siqueira de; GIRLING, Robert; KEITH, Sherry. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2009.
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli et al. O Papel do Gestor Educacional Frente aos Novos Paradigmas de Gestão de Pessoas. Revista Gestão & Saúde, v. 16, n. 01, p. 21-28, 2017.
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças. Porto Alegre: Artmed, 2001.
RAMOS, Izabela Francisco da Rocha; OLIVEIRA, Jeferson Barbosa; SANTOS, Maria Eduarda Alves dos. Como alcançar resultados positivos através da cultura organizacional. [S. l.: s. n.], 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.