EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS E INTEGRAÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6733

Palavras-chave:

Ensino Formal, Transversalidade, Sustentabilidade, Metodologia de Ensino, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo analisa a prática da educação ambiental no ensino formal brasileiro, ressaltando sua relevância como estratégia essencial para a formação cidadã e para a promoção da sustentabilidade em um cenário marcado por graves desafios socioambientais. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório é baseada em revisão bibliográfica e documental, foi conduzida nos bancos de dados SciELO, Google Scholar e Portal CAPES, contemplando publicações entre 2014 e 2024, além de documentos oficiais brasileiros e obras tradicionais sobre metodologias pedagógicas e políticas educacionais. Como critérios de inclusão, foram considerados apenas trabalhos voltados à realidade brasileira, com ênfase na educação ambiental em sua dimensão metodológica, normativa e curricular. Os resultados evidenciam que a educação ambiental, embora reconhecida legalmente como prática transversal, apresenta-se de forma periférica nas escolas, com dificuldades de aplicação efetiva e lacunas na formação docente. Persistem desafios como fragmentação curricular, superficialidade na abordagem, falta de recursos e desmotivação institucional. Verificou-se, ainda, que a implementação de um componente curricular específico é defendida como possibilidade de fortalecer a temática, mas pode gerar tensões adicionais, como sobrecarga curricular ou isolamento do caráter transversal. Conclui-se que a consolidação da educação ambiental demanda estratégias combinadas: formação continuada de professores, ambientalização curricular e metodologias contextualizadas que articulem ações transversais a espaços específicos de discussão. Apenas por meio dessa integração será possível transformar práticas educativas, aproximando alunos de suas realidades e contribuindo para a construção de uma cidadania ambiental crítica e comprometida.

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Biografia do Autor

  • Raquel Holtrup Wolff

    Graduação no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista de monitoria das disciplinas de Desenho Técnico, Fenômenos de Transporte e Sistemas de Tratamento de Água. Projetos de pesquisa, um sendo Iniciação Científica na área de Monitoramento Ambiental e outro como voluntária do Laboratório de Hidrologia (LABHIDRO), Estágio curricular na SUMATRA Inteligência Ambiental. Vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAMB) da UDESC/CAV. Residência de Engenharia Ambiental e Sanitária do Ministério Público de Santa Catarina na Comarca de Lages. Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC.

     

  • Andressa Ellen Bastos

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Santa Catarina, com Bolsa CAPES no Programa DS. Engenheira Ambiental e Sanitarista formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista de extensão no projeto Oficina Socioambiental: Despertar e Conscientizar. Bolsista em iniciação científica com o trabalho "ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL: CENÁRIOS", vinculado ao projeto Avaliação bioclimática das diferentes regiões do Estado de Santa Catarina. Estágio curricular na área de certificação florestal e consultoria ambiental. Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC.

     

  • Renaldo Borges de Andrade Junior

    Engenheiro Agrônomo com ênfase em fruticultura e experiência em pesquisa de manejo de pomares de macieira em clima temperado. Atuação prática em condução de plantas, poda, fisiologia vegetal e fitorreguladores. Intercâmbio técnico no INIA Uruguai e estágios em empresas do setor, com destaque para estágio final na empresa do Grupo Hiragami. Mestre em Produção Vegetal pela UDESC. Doutorando em Produção Vegetal com ênfase em diferentes épocas de poda mecânica em macieiras. Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC.

     

  • Claudia Guimarães Camargo Campos

    Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais - UFSC, projeto executado em parceria com a EPAGRI/CIRAM. Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE e graduação em Meteorologia, pela Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPEL. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, no campus de Lages. Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC;

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Publicado

13/09/2025

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS E INTEGRAÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(9), e696733. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6733