O PARADOXO DO CRÉDITO CONSIGNADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE ENTRE A FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O SUPERENDIVIDAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6772Palavras-chave:
Crédito consignado. Educação financeira. Superendividamento. Desinformação. CLT.Resumo
O crédito consignado, com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício, é amplamente utilizado no Brasil por suas taxas de juros mais baixas. Contudo, seu uso indiscriminado tem contribuído para o superendividamento, especialmente entre aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada. Muitos tomadores desconhecem os termos contratuais e utilizam o crédito para quitar outras dívidas, agravando sua situação financeira. Este artigo analisa os impactos sociais e econômicos dessa modalidade, destacando a necessidade de políticas públicas e maior orientação financeira. A metodologia baseia-se em análise documental e revisão de literatura conforme normas da ABNT.
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