EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E COMPROMISSO SOCIAL: A PRODUÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA CORPO, EDUCAÇÃO E CULTURA (COEDUC/UFMT)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.7186Palavras-chave:
Pesquisa em Educação. Educação Intercultural. Coeduc.Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos estudos desenvolvidos durante o primeiro semestre do curso de Mestrado em Educação do PPGE-UFMT, no âmbito da disciplina Pesquisa em Ciências da Educação, com foco nas contribuições teóricas para a compreensão das temáticas trabalhadas pelo Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC). Inicialmente, discute-se a distinção entre Pesquisa da Educação e Pesquisa em Educação, defendendo-se uma perspectiva integradora e interdisciplinar para enfrentar a complexidade dos fenômenos educativos. Em seguida, aborda-se a trajetória das pesquisas em Educação no Brasil, destacando a institucionalização do campo com a criação do INEP e a expansão dos programas de pós-graduação stricto sensu, bem como tensões históricas relacionadas ao tecnicismo e às críticas quanto à densidade epistemológica das investigações da época. O texto discute a necessidade de coerência entre o problema de pesquisa, as escolhas metodológicas e os fundamentos epistemológicos, além de abordar a ética em pesquisa, sobretudo no que se refere a investigações com participação humana e às especificidades de povos indígenas e comunidades tradicionais. Por fim, discute-se a Educação Intercultural como compromisso político e ético frente ao apagamento histórico de sujeitos e saberes não eurocêntricos, situando o PPGE-UFMT e sua linha de pesquisa vinculada aos movimentos sociais, com destaque para a atuação, os princípios e as produções acadêmicas recentes do COEDUC. Conclui-se que a produção acadêmica do referido grupo reafirma o papel social da pesquisa em Educação ao articular ciência, interculturalidade crítica e compromisso com práticas formativas mais plurais e transformadoras.
Downloads
Referências
AYRES, Sandra Regina Braz. Formação continuada mediada pela interculturalidade crítica: necessidade de transformar o olhar dos professores para o reconhecimento dos estudantes indígenas na escola urbana de Colíder (MT). 2022. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
BOAVIDA, J. AMADO, J. Ciência e Educação: Epistemologia, identidade e Perspectivas. Universidade de Coimbra, 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF: CNS, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/atos-normativos/resolucoes/2012/resolucao-no-466.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 jun. 2025.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portal do INEP. Brasília, DF: INEP, [2025]. Disponível em: https://www.gov.br/inep. Acesso em: 27 jun. 2025.
BRASIL. Ministério da Saúde. Plataforma Brasil: sistema nacional e unificado de registro de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Brasília, DF: Ministério da Saúde, [2025]. Disponível em: https://plataformabrasil.saude.gov.br. Acesso em: 27 jun. 2025.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3076
CAMPOS, Neide da Silva. Educação da mulher Bororo: caminhos formativos na educação escolar indígena em Mato Grosso. 2021. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
CARIOCA, Crisller Cristina Soares. História e cultura indígena: perspectivas e possibilidades para as aulas de educação física na cidade de Cáceres-MT. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
COEDUC – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura. Site institucional. Disponível em: https://www.coeducufmt.org/. Acesso em: 28 jun. 2025.
COSTA, Cleiton Jurandir da. Formação profissional e extensão em recreação hospitalar: o Projeto Sorria e a perspectiva de formação intercultural na educação física. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAMBOA, Sílvio Sanches. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó. Argos, 2012. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol2.n1.p09-32
GATTI, Bernadete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília, Liber Livro Editora, v. 1. 2012.
GATTI, Bernadete Angelina. A Construção Metodológica da Pesquisa em Educação: Desafios. RBPAE - v. 28, n. 1 p. 13-34, jan/abr, 2021
GRANDO, Beleni Salete. Povos indígenas, formação de professores e educação intercultural. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Formação de Professores).
GRANDO, Beleni Salete. De Corpos e Culturas: saberes para a Educação Intercultural. In: SÁ, Elizabeth Figueredo de; ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno (org). Memória, Pesquisa e Impacto Social: o percurso formativo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. 1 ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2021.
GRANDO, Beleni Saléte. Análise da formação-ação-intercultural e pedagogias decoloniais no ensino das histórias e culturas indígenas no Centro-Oeste brasileiro. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2025. Proposta de Projeto de Pesquisa submetida ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT nº 44/2024.
MAINARDES, Jefferson; CURY, Carlos Roberto Jamil. Ética na pesquisa: princípios gerais. In: Associação Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1
OLIVEIRA, Itamara dos Anjos. Povo Boe: memórias silenciosas e educação no Vale do Rio Cuiabá. 2023. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.
PAIPILLA FERNÁNDEZ, Stephany Giovanna. Do que você gosta?: epistemologias chiquitanas das comunidades de Nova Fortuna e Seringal, e sua relevância para uma educação intercultural. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
SILVA, Adriane Corrêa da. Articulação dos saberes no contexto de prática docente com modos outros de existir acreano, no currículo do curso de formação inicial em Educação Física da UFAC. 2024. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
STROHER, Jonathan. Multidimensionalidade de saberes no entre-lugar da educação do corpo-professor de educação física com a interculturalidade. 2022. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. 2 ed. São Paulo. Atlas, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMT. Disponível em: https://ppge.ufmt.br/. Acesso em: 28 jun. 2025
WUNDER, Alik; SILVA, André Luiz Ferreira da. Pesquisa em comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais. In: Associação Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2026 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.






