EDUCATIONAL TECHNOLOGIES AS A TOOL FOR TRANSFORMING THE TRADITIONAL TEACHING MODEL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.7118Keywords:
Educational technologies; Traditional teaching; Pedagogical innovation; Teaching and learning; Contemporary education.Abstract
This study aims to investigate the importance of educational technologies in renewing traditional teaching practices. It is a bibliographic research with a qualitative approach, supported by authors who discuss the role of digital tools in the current educational context. The choice of this theme arises from the growing use of technological resources in schools and their potential to transform classroom dynamics, making the educational process more interactive, accessible, flexible, and aligned with the demands of 21st-century education. The pedagogical use of technologies enables the diversification of methodologies, promotes student autonomy, expands access to information, and fosters more contextualized and meaningful learning. Additionally, it contributes to educational inclusion by addressing different learning paces and profiles, while strengthening essential digital competencies for critical participation in contemporary society. The findings indicate that, despite their numerous benefits, educational technologies still face challenges in transforming teaching, such as the need for continuous teacher training, infrastructural limitations in some institutions, and resistance to pedagogical change. It is concluded that, when intentionally planned and integrated into the curriculum, these technologies become essential allies for pedagogical innovation, promoting not only the improvement of teaching quality but also social development by preparing students to act in an increasingly technological and interconnected world.
Downloads
References
ABREU, M. T. C. et al. A importância da didática no processo de formação de professores. Londrina: Sorian, 2022. v. 1. p. 11–21.
AGUIAR, A. A. R. M.; FERREIRA, L. C.; SAMPAIO, R. A. G.; DE SOUSA, J. M.; DE FREITAS MARIANO, E. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Florianópolis: Editora Licuri, 2023. p. 33-50. Disponível em: https://editoralicuri.com.br/index.php/ojs/article/view/189 DOI: https://doi.org/10.58203/Licuri.83152
ALMEIDA, R.; ARAÚJO, S. Aplicativos educacionais na Educação Infantil: impactos no desenvolvimento cognitivo. Revista de Tecnologia Educacional, v. 15, n. 2, p. 45-60, 2020.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso Editora, 2017.
BATISTA, L. A.; CARDOSO, M. D. D. O. Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade. Revista Educação Pública, v. 20, n. 44, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/educacao-inclusiva-desafios-epercepcoes-na-contemporaneidade
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/
BRUNER, J. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid; Alianza Editorial, 1991. 153 p. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1218712
BUENO, W. O.; SILVA, KLEYFTON S. da. Metodologias ativas para o ensino de matemática: potencialidades e desafios. In: NAÍOLA, P. M.; GUILHERME, W. D.; MELLO, R. G. (org.). Aprendizagem e tecnologia. Rio de Janeiro, RJ: e-Pub, 2022. v. 1. 514 p. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2326
CAMILO, T. J. Alguns desafios da educação no século XXI. Revista Primeira Evolução, São Paulo, v. 1, n. 28, p. 67-71, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/249
CARVALHO, J. P. Tecnologias educacionais o porquê devemos utilizá-las em sala de aula: usos, caminhos e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1092
COMENIUS, I. A. Didactica Magno. Tradução: Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. v. 1. Ebook
COSTA JÚNIOR, J. F. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: Traços e Reflexões Educação e Ensino. Formiga, MG: Editora Uniesmero, 2022. v. 5, p. 1–127.
DA SILVA DIAS, E. P. Dificuldades e Estratégias na Adoção de Tecnologias Educacionais: Um Estudo Comparativo entre a Escola Particular e a Escola Pública, no Distrito Federal, Brasil, no Período de 2022 e 2023. Tese (Doutorado). Rebena Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 10, 2025.. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/333
DA SILVA, P. C.; COUTINHO, D. J. G. Tecnologias na Gestão Escolar: Inovações e desafios no contexto educacional contemporâneo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 3, p. 2134-2151, 2025. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18546 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18546
DE ARAÚJO, R. B. Integração das tecnologias digitais, o currículo escolar e a formação de professores: necessidades emergentes no cenário educacional. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 1, p. e7129-e7129, 2025. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/7129 DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv17n1-001
DIAS, E. M. Desafios da educação no século XXI: crise global do aprendizado, exclusão escolar e obsolescência diante da evolução tecnológica. Revista IberoAmericana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE. São Paulo, v. 9, n. 07, jul. p. 995-1020, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10654 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10654
FARIAS, P. C. B. de et al. Desafios da docência no Ensino Superior: prática docente, ensino remoto, tecnologias de informação e comunicação e currículo. In: ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira; SOUSA, Milena Nunes Alves. Preparação Pedagógica: concepções para a prática educativa no Ensino Superior. [S. l.]: Editora Licuri, 2023. 2023. Disponível em: https://editoralicuri.com.br/index.php/ojs/article/view/194 44.
FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-77352019000200010&script=sci_arttext DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762
FREIRE, D. J. D. O uso das novas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental sob o olhar de professores. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 1, p. 648-660, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12988 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12986
GALLEGO, A.; KUO, A.; MANZANO, D.; FERNÁNDEZ-ALBERTOS, J. Technological risk and policy preferences. Comparative Political Studies, v. 55, n. 1, p. 60-92, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00104140211024290 DOI: https://doi.org/10.1177/00104140211024290
GASPAR, M. V. Arqueologia e história de povos de línguas Karib: um estudo da tecnologia cerâmica. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_930e4cd3dd39c450c5cdd0b6fb62315d.
GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa__antonio_carlos_gil.pdf.
GONÇALVES, E. H.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. As tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação de jovens e adultos. Cadernos da FUCAMP, v. 16, n. 28, 2017. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1345
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=Lib%C3%A2neo%2C+J.C.%282013%29.+Did%C3%A1tica.+S%C3%A3o+Paulo%3A+Cortez%2C+2013&btnG
LOVATO, F. L., MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690
MACHADO, M. D. M. N.; DOS SANTOS, M. P. M. O papel da tecnologia na transformação da educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 1, p. 1510-1521, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13048 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13048
MARINHO, G.; CUNHA, D.; SILVA, A.; SILVA, J. Novas tecnologias educacionais no ensino da Matematica: Desafios e possibilidades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa,2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/IFPB_36bcecc30297caff6122bc0a1ae4d049
MEINERZ, P. A educação e os valores no século XXI. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 9, p. 108-117, 2021; Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/147 DOI: https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.147
MELLO, R. G. (org.). Enfoques práticos e teóricos na educação do Século XXI. Rio de Janeiro: RJ: e-Pub, 2022. v. 1. 514 p.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M.; CASARTELLI, A. D. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, e180201, 2019. Disponível em. https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/ DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945180201
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran
OELKE, E. Criando um ambiente de aprendizagem motivador: o papel do professor na promoção do engajamento dos estudantes. Revista Ilustração, v. 4, n. 2, p. 137-144, 2023. Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/166 DOI: https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.166
OLIVEIRA, G. J. DE; PEREIRA, M. S. C. Uma reflexão sobre o Blended Learning no ensino aprendizagem à distância. In: NAÍOLA, P. M.; GUILHERME, W. D.; MELLO, R. G. (org.). Aprendizagem e tecnologia. Rio de Janeiro, RJ: e-Pub, 2022. v. 1. 514 p.
PEREIRA, F. V.; DE LIMA, F. J.; ALVES, F. R. V. Desafios e possibilidades do curso de Licenciatura em Matemática e a Formação inicial docente: Uma reflexão a partir da revisão Sistemática de Literatura (RSL). REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, p. e24019-e24019, 2024. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16411
PEREIRA, M. S. N.; ALENCAR, E. M. L. S. A Educação no século XXI e o seu papel na promoção da criatividade. Revista Psicologia e Educação, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://psicologiaeeducacao.ubi.pt/Ficheiros/ArtigosOnLine/2018N1/V1N1online/1.%20V1N1online2018.pdf
SANTOS, B. D.; RADTKE, M. L. Inclusão digital: reflexões sobre a formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 327-343.
SANTOS, George Franca dos; HONORATO, Janaine. Usos de tecnologias educacionais na educação de estudantes surdos. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 11, n. 1, e0240007, 2024. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14690 DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240007
SANTOS, V. G. D.; ALMEIDA, S. E. D.; ZANOTELLO, M. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, p. 331-349, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S217666812018000200331&script=sci_abstract DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3439
SILVA, M. J.; DE CARVALHO JUNIOR, R. N. Tecnologias Digitais: O uso da abordagem tecnológica em favor da cultura digital. Epitaya E-books, [S. l.], v. 1, n. 95, p. 95-112, 2025. Disponível em : https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p95 DOI: https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p95
SILVA, M.; NASCIMENTO, C. O. C. D.; ZEN, G. C. Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/333.
VIEIRA, L. F. C.; MEDEIROS, C. G. Metodologias ativas: práticas docentes no ensino médio, no Instituto Federal do Pará. REPI - Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7900.
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.








