DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO QUIZ EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.7024Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Jogo sério, Quiz educacionalResumo
Os jogos sérios podem contribuir para o ensino-aprendizagem, possibilitando que se aprenda de forma lúdica. Nesta perspectiva, Fernandes, Sousa e Silva (2024) propuseram uma arquitetura do jogo sério “Quiz Educacional," voltado à Educação Básica. Posteriormente, Melo, Sousa e Silva (2025) apresentaram um protótipo visual deste jogo. No entanto, para que os efeitos do jogo possam ser alcançados, é preciso que ele seja desenvolvido para uso tanto de alunos quanto de professores. Dessa forma, a proposta deste trabalho é a implementação do software “Quiz Educacional”. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa aplicada e o jogo foi desenvolvido para a plataforma Flutter, possibilitando o acesso a diversas funcionalidades, tais como cadastro de alunos e professores, gerenciamento de questões, possibilidade de jogar em equipe, duo e solo. Além disso, o jogo também apresenta um ranking dos melhores resultados. A avaliação do jogo foi conduzida utilizando o modelo TAM (Technology Acceptance Model). Os resultados apontam para percepções positivas referentes à facilidade de uso percebida, utilidade percebida, atitude em relação ao uso e intenção de uso.
Downloads
Referências
DAVIS, Fred. D. A Technology Acceptance Model for Empirically Testing New End User Information Systems: Theory and Results. Massachusetts Institute of Technology, Sloan School of Management, Management Science, v. 35, n. 8, p. 982- 1003, 1986. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.35.8.982
FERNANDES, Jéssica Rosália; SOUSA, Reudismam Rolim de; SILVA, Veronica Maria Lima. Um jogo sério para promoção da educação no ensino básico. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 10, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5758
GOMES, Raquel Silva. Aplicação do modelo de aceitação da tecnologia (TAM) para analisar os fatores que afetam o uso do Google Classroom entre estudantes do ensino médio. 2022. 39f. Monografia (Especialista em Informática na Educação) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2022.
LARA, Daiany Francisca; LIMA, José Valdeni de; CANTO FILHO, Alberto Bastos do; GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva. A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação: avanços alcançados. Temática, v. 19, n. 1, p. 206-218, 2023. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n01.65106
MELO, Maria Vitória Macêdo; SOUSA, Reudismam Rolim de; SILVA, Verônica Maria Lima. UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE JOGO SÉRIO EM FORMATO DE QUIZ PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 7, p. e676566-e676566, 2025. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6566
MELO, Taísso Reni de Sousa; MORAIS, Emanuel Bruno Duarte de; SOUSA, Reudismam Rolim de; GONÇALVES, Samara Martins Nascimento. Utilizando o Método Pesquisa-Ação para Desenvolver um Protótipo de um Sistema para Empréstimos de Materiais para a UFERSA, Campus Pau dos Ferros. REVISTA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA, v. 17, n. 1, 2025.
MIRANDA, Maiara; NASCIMENTO, Michelle Nery; OLIVEIRA, Gerda de; PEREIRA, João; ISHITANI, Lucila. Avaliação de conhecimento em jogos sérios: Uma revisão sistemática de literatura. In: Trilha de Educação – Artigos Completos - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 22., 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 513-525. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234139
PESSINI, Adriano; OLIVEIRA, Helder Cognaco de; KEMCZINSKI, Avanilde; HOUNSELL, Marcelo da Silva. O uso de jogos sérios na educação em informática: Um mapeamento sistemático. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa – Nuevas Ideas en Informática Educativa, 19., 2014, Fortaleza/CE. Anais [...]. 2014. p. 537-541.
XAVIER, Marcos Antonio Gomes; XAVIER, Bruno Lopes; CARVALHO, Paulo Victor Rodrigues. Engajamento pelo Uso de Jogo Digital no Formato de Quiz: uma Revisão Sistemática: Una revisión sistemática. EaD em Foco, v. 14, n. 1, p. e2200-e2200, 2024. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2200
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.








